Início BRASIL Estado do RJ solicitará apoio do Exército para tirar criminosos de território

Estado do RJ solicitará apoio do Exército para tirar criminosos de território

O governo do Estado do Rio de Janeiro anunciou que pretende solicitar formalmente o apoio do Exército Brasileiro e da Polícia Federal em operações para retomar territórios sob controle de organizações cr1minosas. A medida será apresentada ao Supremo Tribunal Federal (STF) até 15 de outubro e discutida com representantes do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O secretário de Segurança Pública do Rio, Victor dos Santos, explicou que o planejamento prevê ações conjuntas entre forças estaduais e federais já em 2025. Segundo ele, a atuação deverá começar por regiões classificadas como de “baixa criticidade”, ou seja, áreas onde a presença do crime organizado é considerada menos complexa do ponto de vista logístico e operacional.

“Existem várias comunidades que poderão ser contempladas neste primeiro momento. Cidade de Deus, algumas regiões de São Gonçalo, Vila Kennedy, Antares e Mangueirinha”, detalhou o secretário, em entrevista à coluna. Já territórios como o Complexo do Alemão e outras grandes favelas devem ficar para etapas futuras, por serem considerados de alta criticidade.

Para viabilizar legalmente a participação das Forças Armadas, o governo estadual planeja solicitar a decretação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO). Essa medida autoriza o emprego temporário do Exército em atividades de segurança pública, incluindo patrulhamento e ocupação de áreas conflagradas.

De acordo com o secretário, uma das principais contribuições dos militares será fornecer veículos blindados capazes de remover barricadas erguidas pelos cr1m1n0sos.

error: Conteúdo protegido !!
Sair da versão mobile