Comercial
InícioESPORTESSeleção feminina de basquete vence os EUA e leva o ouro no...

Seleção feminina de basquete vence os EUA e leva o ouro no Pan

Publicado em

Seleção feminina de basquete bate os EUA e leva o ouro no Pan após 28 anos – AFP

A seleção brasileira feminina de basquete encerrou um jejum de 28 anos nos Jogos Pan-Americanos de Lima. 



Na decisão, no fim da noite deste sábado, a equipe teve ótima atuação e derrotou a seleção dos Estados Unidos por 79 a 73, conquistando a medalha de ouro desse evento pela primeira vez desde a icônica vitória sobre Cuba em Havana-1991. 
Sob o comando de José Neto, que dirige a equipe em seu primeiro torneio oficial na função, a seleção teve campanha perfeita no Pan, pois na fase de grupos triunfou diante de Canadá, Porto Rico e Paraguai, depois derrotando a Colômbia nas semifinais. 





E a conquista no começo de um projeto dá esperanças de que o basquete feminino brasileiro volte a ser competitivo internacionalmente. 
Foi uma decisão bastante equilibrada. O Brasil teve um começo forte, abrindo 14 a 8. Mas passou a cometer muitos erros, permitindo que as norte-americanas fechassem o primeiro quarto em vantagem de 22 a 20. Mas conseguiu a virada antes da saída para o intervalo, em 39 a 38. 


No terceiro quarto, o Brasil teve um começo forte, especialmente na defesa. E isso acabou sendo determinante para a seleção começar o último período da decisão ganhando por 55 a 53. 
O equilíbrio e a emoção se repetiram no último quarto, mas a seleção brilhou para assegurar a vitória com atuação brilhante de Tainá, que fechou o duelo com 24 pontos. 
Pelo Brasil, Raphaella Monteiro fez 12 pontos, assim como Erika. Na seleção dos Estados Unidos, Beatrice Mompremier somou 16 pontos e 12 rebotes. 



NATAÇÃO – Nas provas da natação que encerraram o dia no Pan, Guilherme Costa garantiu o ouro para o Brasil nos 1.500m costas com a marca de 15min09s93. Ele, assim, deixou para trás o norte-americano Nicholas Sweetser (15min14s24), o segundo colocado, e o mexicano Ricardo Vargas (15m14s99), o terceiro.
O revezamento masculino brasileiro foi o segundo colocado no 4×100 metros medley com Guilherme Guido, João Gomes Junior, Vinicius Lanza e Marcelo Chierighini, com 3min30s98, sendo superados pelos Estados Unidos. 


Na final feminina dos 4x100m medley, a equipe feminina do Brasil, composta por Etiene Medeiros, Jhennifer Conceição, Giovana Diamante e Larissa de Oliveira, foi a terceira colocada, com a marca de 4min04s96, atrás de Estados Unidos e Canadá. 
Assim, o Brasil fechou o penúltimo dia do Pan com 54 medalhas de ouro, 42 de prata e 68 de bronze, um recorde histórico que poderá ser ampliado neste domingo. Apenas na natação foram 30 medalhas, com dez ouros, 11 pratas e nove bronzes.



Artigos mais recentes

Rede de Supermercados Guanabara oferece diversas opções de

presente para o Dia dos Pais O Dia dos Pais vai além de uma simples...

Vereadores iguaçuanos iniciam 2º período legislativo com aprovação do Refis/2025 e pautas inclusivas são temas de diversos projetos de lei 

As sessões ordinárias da Câmara Municipal de Nova Iguaçu recomeçaram 05/08, após o recesso...

19ª Feira Municipal de Adoção de Animais acontece neste sábado (9)

A Prefeitura de Nova Iguaçu promove, neste sábado (9), a 19ª edição da Feira...

Shopping Nova Iguaçu tem fliperama, oficina de jogos de tabuleiro no Junga Park, criação de pipa e fotos instantâneas para pais e filhos

Para celebrar o Dia dos Pais, o Shopping Nova Iguaçu preparou uma programação especial...

Dia dos Pais: Shopping Nova Iguaçu tem fliperama, oficina de jogos de tabuleiro no Junga Park, criação de pipa e fotos instantâneas para pais...

Para celebrar o Dia dos Pais, o Shopping Nova Iguaçu preparou uma programação especial...

Hospital Iguassú promove ações no Agosto Dourado em apoio ao aleitamento materno

Agosto é o mês que simboliza a importância do aleitamento materno — um gesto...

Sesc São João de Meriti apresenta o espetáculo infantil: ‘Anísio e a Devoradora de Livros’

A paixão pelos livros e a importância da leitura também são lições que se...

Moradores de Belford Roxo fazem inscrição para apartamentos do ‘minha casa, minha vida’

Terminam nesta terça-feira (05/09) as inscrições para a entrega de 650 apartamentos remanescentes no...

MAIS NOTÍCIAS :

Rede de Supermercados Guanabara oferece diversas opções de

presente para o Dia dos Pais O Dia dos Pais vai além de uma simples...

Vereadores iguaçuanos iniciam 2º período legislativo com aprovação do Refis/2025 e pautas inclusivas são temas de diversos projetos de lei 

As sessões ordinárias da Câmara Municipal de Nova Iguaçu recomeçaram 05/08, após o recesso...

19ª Feira Municipal de Adoção de Animais acontece neste sábado (9)

A Prefeitura de Nova Iguaçu promove, neste sábado (9), a 19ª edição da Feira...
error: Conteúdo protegido !!