Comercial
InícioCIDADESITAGUAÍPrefeitura de Itaguaí realiza primeiro Fórum regional para divulgar imposto solidário

Prefeitura de Itaguaí realiza primeiro Fórum regional para divulgar imposto solidário

Publicado em

Prefeitura de Itaguaí realiza primeiro Fórum regional para divulgar imposto solidário

Evento contou com diversas autoridades e reforçou campanha de arrecadação para fundos do idoso e da criança/adolescente

A Prefeitura de Itaguaí – por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e em parceria com a Receita Federal e o apoio do Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro (CRC-RJ) e do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis (Sescon-RJ) – realizou o Primeiro Fórum Regional da Costa Verde na manhã desta sexta-feira (9), na Câmara Municipal de Itaguaí.

O evento, que foi gratuito e aberto ao público, teve como objetivo reforçar a campanha “Eu sou cidadão solidário” e orientar empresários, contadores e a própria população sobre a possibilidade de realizar destinações no Imposto de Renda que podem contribuir para os fundos municipais que financiam políticas públicas em favor de idosos, crianças e adolescentes.

O prefeito Haroldo Jesus participou da abertura do Fórum, que contou com a presença de diversas autoridades.

Do Executivo, além da secretária de Assistência Social – Micheli Sobral, compareceram os secretários: Vinícius Alves (Desenvolvimento econômico); Marcelo Rocha (Saúde); André Amorim (Gabinete); Roberto Lúcio Espolador (Segurança pública, Defesa Civil e Trânsito) e Luiz Joed (Administração).

Do Legislativo compareceram Paty Bumerangue; Sandro da Hermínio; Guilherme Kifer; Alex Alves e Karine Brandão.

Estiveram presentes também: José Antônio da Veiga Callado (delegado da Alfândega do Porto de Itaguaí); Julio Cezar Carvalho (subdelegado da Alfândega do Porto de Itaguaí); Arthur Souza (subsecretário da Secretaria Estadual da Criança e do Adolescente); Rodrigo Melo (diretor de Relações Institucionais da Vale) e Nilton Campos Marinho (delegado do Conselho Regional de Contabilidade – CRC da Costa Verde e representante do Sescon-RJ).

O evento contou ainda com a participação de Antônio Carvalho e Carlos Tuna, auditores da Receita Federal. Além deles, representantes das prefeituras da capital do Rio de Janeiro, Mangaratiba, Angra dos Reis e de Paraty participaram do evento.

Itaguaí é um município pioneiro no formato de divulgação da campanha, que tem abrangência estadual. A parceria da prefeitura com a Receita Federal, o CRC e o Sescon – além da aplicação dos recursos nos programas “Menor Aprendiz” e Geração Mais” – tem sido apontada como modelo para aplicação em outras cidades.

O objetivo é aumentar a arrecadação dos fundos tendo a destinação dos impostos como origem. Micheli Sobral disse que a expectativa é aumentar o valor de arrecadação para até R$ 4 milhões, embora ela reconheça que a meta é difícil de alcançar.

Adriane Trierweiler, presidente do Conselho dos Direitos da Criança e Adolescente de Itaguaí, considera a campanha fundamental para a manutenção dos programas e projetos para as crianças e adolescentes que estão em vigor na cidade. Ela reforça que o programa de “Jovem Aprendiz Municipal” tem sido um divisor na vida dos adolescentes do município porque aumenta a empregabilidade deles no mercado.

IMPOSTO SOLIDÁRIO

O evento foi uma contribuição a mais para uma campanha que estimula as pessoas e empresas a fazer um procedimento simples que pode significar muito para diversos cidadãos que se beneficiam de políticas públicas.

Sem pagar nada a mais, o contribuinte, ao realizar o seu imposto de renda, destina parte do imposto devido para fundos sociais que financiam projetos essenciais. O imposto que já seria pago ao governo pode ser transformado em impacto social positivo.

A legislação brasileira permite que parte do Imposto de Renda devido seja destinada diretamente para o Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA) e o Fundo dos Direitos da Pessoa Idosa (FMDI). Esses recursos financiam projetos sociais que protegem e promovem o bem-estar dessas populações.

Não é doação extra, mas sim destinação específica do imposto que já seria recolhido.

Pessoas Físicas que fazem a declaração do Imposto de Renda no modelo completo podem destinar até 6% do imposto devido. Empresas tributadas pelo Lucro Real podem destinar até 1% do imposto devido (se for no modelo simplificado não é possível).

Para imposto de renda de pessoa física, o prazo é até o próximo dia 30 de maio. Para os de pessoa jurídica, é durante o ano, a depender de como o empresário decida fazer os acertos com a Receita Federal.

Quem tiver dúvida ou quiser instruir o contador que vai fazer o preenchimento do IR, pode entrar em contato com o Conselho Regional de Contabilidade pelo telefone (21) 2216-9595 ou pelo e-mail [email protected].

O QUE ELES DISSERAM

HAROLDO JESUS (prefeito de Itaguaí): “É um evento muito especial e estamos felizes em dar publicidade a esta campanha “Eu sou cidadão solidário” para os empresários destinarem para os fundos do idoso e do adolescente. Queremos que as empresas em Itaguaí vejam a prefeitura como parceira, não queremos de modo algum que vejam a prefeitura como um obstáculo para o desenvolvimento”.

JOSÉ ANTÔNIO DA VEIGA CALLADO (delegado da Alfândega do Porto de Itaguaí): “A Receita Federal apresenta essa nova face para a sociedade, com ações no que tem sido chamado de ‘Cidadania Fiscal’, da qual a campanha ‘Cidadão Solidário’ é uma delas. Entendemos que destinar parte do pagamento do imposto para os munícipes, é um ganho para eles próprios”.

MICHELI SOBRAL (secretária municipal de Assistência Social): “O Fórum foi ótimo porque deu visibilidade ao que os fundos podem trazer de benefício à sociedade. Já temos alguns resultados concretos da campanha, mas estamos reforçando a divulgação nesse ano para no ano que vem ter mais impacto. Itaguaí é pioneira na divulgação, mas temos também que fortalecer a região e o estado”.

NILTON CAMPOS MARINHO JUNIOR (representante do Sescon-RJ e do CRC-RJ: “O Fórum foi um divisor de águas em Itaguaí e na Costa Verde, porque apresentou toda a pujança que pode beneficiar crianças, adolescentes e idosos. O Fórum determina um novo marco, porque aumenta a expectativa de recebimento de mais destinações nos impostos de renda”.

ARTHUR SOUZA (subsecretário de Estado da Secretaria de Estado de Criança e Adolescente): “Temos que conscientizar e sensibilizar os contribuintes para o fortalecimento do caixa dos fundos para criança e adolescente. Com isso, é possível aplicar recursos e beneficiar muita gente. Essas destinações oriundas do imposto de renda ainda são em menor número do que poderiam ser, temos uma defasagem gigantesca. Determinados estados não recebem nem 1% do que poderiam. Isso acontece porque as pessoas desconhecem que podem fazer as destinações sem acréscimo algum ao que já será pago. No estado do Rio de Janeiro e até mesmo no Brasil, Itaguaí é pioneira nesse formato de captação e aplicação dos recursos”.

Artigos mais recentes

Arrastão na Washington Luiz causa acidentes e tumulto na manhã de sábado

Duque de Caxias (RJ) — Um arrastão na Rodovia Washington Luiz (BR-040), na altura...

Prefeitura de Mesquita promove ação especial para emissão da carteira de identificação para pessoas com TEA

Entre os dias 12 e 16 de maio, a Prefeitura de Mesquita realiza uma...

Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa reúne comunidade para discutir avanços e desafios em Guapimirim

A cidade Guapimirim se prepara para sediar a 6ª Conferência Municipal dos Direitos da...

Últimos dias para se inscrever no concurso da Guarda Municipal de Duque Caxias

Encerram-se no próximo dia 12 as inscrições para o concurso da Guarda Civil Municipal...

MAIS NOTÍCIAS :

Arrastão na Washington Luiz causa acidentes e tumulto na manhã de sábado

Duque de Caxias (RJ) — Um arrastão na Rodovia Washington Luiz (BR-040), na altura...

Prefeitura de Mesquita promove ação especial para emissão da carteira de identificação para pessoas com TEA

Entre os dias 12 e 16 de maio, a Prefeitura de Mesquita realiza uma...

Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa reúne comunidade para discutir avanços e desafios em Guapimirim

A cidade Guapimirim se prepara para sediar a 6ª Conferência Municipal dos Direitos da...