Documentação inicial a ser tratada será a coleção de Atas do Poder Legislativo encadernadas em livros datados de 1947 a 1990
Na Semana Nacional de Museus, a Câmara de Duque de Caxias dá um passo importante para a preservação de parte de seu acervo de documentos. No dia 16/05, foi assinado o Acordo de Cooperação Técnica com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFFRJ) para a execução de parceria mútua para a digitalização, catalogação e disponibilização on-line no Repositório Institucional de Múltiplos Acervos da universidade e no site do Modem Endangered Aschives Program, mantido pela Biblioteca da University of California, em Los Angeles (UCLA).
“É uma documentação que é muito procurada por pesquisadores e, a disponibilização dessa informação on-line é uma forma de o público acessar o acervo em nível nacional e até internacional”, destacou a professora Tânia Amaro, diretora do Instituto Histórico da Câmara Municipal de Duque de Caxias (IHCMDC).
A diretora da Câmara, Júlia Uchôa, se fez presente no momento da assinatura, representando o presidente Claudio Thomaz (PRD). A documentação inicial a ser tratada e que faz parte do acervo sob a guarda do instituto é constituída pela coleção de Atas do Poder legislativo, ou seja, são manuscritos sobre suporte de papel encadernados no formato de livros datados entre 1947 a 1990. “As Atas do Legislativo Duquecaxiense são documentos importantes para várias pesquisas e para o público em geral”, explicou a diretora Tânia Amaro.
O trabalho de digitalização será executado por bolsistas da UFRRJ no Instituto Histórico da Câmara, sob a supervisão de profissionais das duas instituições. A estimativa aproximada de volume de material é entre 15 mil a 20 mil páginas.
O reitor da UFFRJ, professor Roberto de Souza Rodrigues, ressaltou a importância da parceria com a Câmara de Duque de Caxias permitindo à universidade cumprir o seu princípio orientador da indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão. “Além da parceria propiciar para o instituto e para a cidade este rico e vasto material de consulta, ele permite que a universidade leve os alunos para fora das salas de aula para desenvolver o seu processo de formação”.
O coordenador do Centro de Documentação e Imagem da UFRRJ (CEDIM), professor Alexandre Fortes, salientou que o acervo histórico da Câmara de Duque de Caxias é um dos mais importantes para estudos sobre a Baixada Fluminense. “É uma grande satisfação celebrar este acordo. O nosso Centro de Documentação e Imagem conta com o apoio de agências de fomento à pesquisa como CNPq, CAPES, FINEP, Faperj, uma boa estrutura profissional de digitalização. A gente trabalha com bolsistas e tem o site que permite que o material seja pesquisado livremente”.
Semana Nacional de Museus
Na ocasião da assinatura do Acordo de Cooperação Técnica com a UFFRJ, a diretora Tânia Amaro destacou a Semana Nacional de Museus a qual o Instituto Histórico da Câmara de Duque de Caxias está fazendo parte. “Essa assinatura é de fundamental importância e temos que lembrar também que o espaço do Instituto Histórico tem várias exposições com artistas da cidade, da Baixada Fluminense, lançamento de livros”.
Tânia Amaro declarou que o IHCMDC é uma fonte de conhecimento da história de Duque de Caxias. “Seja o pesquisador ou o público em geral precisa conhecer para entender a sua própria história, pois ninguém defende o que não conhece, assim tornar-se um cidadão participativo”.
O IHCMDC, situado no prédio da Câmara, está aberto de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. A entrada é franca.