Comercial
InícioBAIXADA FLUMINENSEMulheres vão às ruas de Nova Iguaçu pelo fim da violência doméstica

Mulheres vão às ruas de Nova Iguaçu pelo fim da violência doméstica

Publicado em




A Superintendência de Políticas para Mulheres (SPM), órgão ligado à Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), participou de uma caminhada pelas ruas do Centro de Nova Iguaçu. O evento ocorreu na manhã desta quarta-feira (31) e teve como objetivo chamar a atenção da população para o Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. Gritando palavras de ordem, cerca de 150 mulheres marcharam da Praça Rui Barbosa até a Praça Santos Dumont. O cortejo contou ainda com a presença da banda do 4º GBM.

A ação encerrou uma série de atividades realizadas pela SPM ao longo de agosto. Nas últimas semanas, foram promovidas palestras nos CRAS, CREAS, escolas e faculdades em toda a cidade, além de cafés da manhã e rodas de conversa que abordaram a violência doméstica e as alterações na Lei Maria da Penha.






Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Elaine Medeiros, a melhor forma de minimizar a violência doméstica é por meio da informação. “Cada vez mais mulheres estão tendo conhecimento do que é a violência. Muitas delas entendem apenas a agressão física como violência e só compreendem que vivem relacionamentos abusivos quando participam de eventos como estes”, relata Elaine.

A superintendente de Políticas para Mulheres Miriam Magali vai além e faz um alerta para a escalada da violência em direção ao feminicídio. “Além da violência física, existe a psicológica, moral, patrimonial e sexual. Todas elas abrangem a Lei Maria da Penha e acontecem de forma gradativa até que culminem com o feminicídio”, explica Miriam, que orienta as vítimas de violência física a ligarem imediatamente para a Central de Atendimento À Mulher. “As agressões são um risco iminente, então é fundamental que a mulher peça ajuda discando o número 180. Para outros casos, basta ir à SPM. Ela será acolhida e não estará mais sozinha”, garante a superintendente.

A SPM fica na Rua Terezinha Pinto, nº 297, Centro de Nova Iguaçu. O prédio abriga a Casa da Mulher e oferece atendimento psicológico e jurídico, além de promover cursos de qualificação, artesanato e defesa pessoal.


Artigos mais recentes

Prefeitura de Japeri lança Tarifa Zero no transporte público municipal

Às 5h da manhã deste sábado (3), os ônibus do Programa Tarifa Zero iniciaram...

Baixada Fluminense registra alta na geração de empregos, aponta Firjan

Os municípios da Baixada Fluminense registraram alta na geração de empregos no mês de...

Prefeito Marcio Canella visita obras de ampliação do Hospital Municipal e escola em construção

O prefeito de Belford Roxo, Marcio Canella, passou o feriado do Dia do Trabalhador...

Primeira Igreja Batista de Magé é declarada patrimônio do Estado

A Primeira Igreja Batista em Magé, que completa 100 anos no próximo mês de...

MAIS NOTÍCIAS :

Prefeitura de Japeri lança Tarifa Zero no transporte público municipal

Às 5h da manhã deste sábado (3), os ônibus do Programa Tarifa Zero iniciaram...

Baixada Fluminense registra alta na geração de empregos, aponta Firjan

Os municípios da Baixada Fluminense registraram alta na geração de empregos no mês de...

Prefeito Marcio Canella visita obras de ampliação do Hospital Municipal e escola em construção

O prefeito de Belford Roxo, Marcio Canella, passou o feriado do Dia do Trabalhador...