Comercial
InícioBAIXADA FLUMINENSEAtor Átila Bee é o primeiro ator da Baixada a ser indicado...

Ator Átila Bee é o primeiro ator da Baixada a ser indicado ao Prêmio Grande Otelo 2025

Publicado em

Cria de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, o ator Átila Bee foi indicado, pela Academia Brasileira de Cinema, ao Prêmio Grande Otelo 2025 como melhor ator, pela sua interpretação da personagem Tibira, no longa-metragem Malu. Com 27 anos de trajetória artística, Átila é o primeiro ator da Baixada a ser indicado ao prêmio em 23 anos de história.

O artista tem vasta cinematografia, que incluem quase 20 curtas metragens e o longa documentário “Rio, Negro”, com participações em festivais por todo o mundo, além de Malu, que estreou em Sundance, venceu o Festival do Rio 2024 e acaba de chegar ao streaming.

“Essa indicação já é um grande prêmio. É a confirmação de que fiz escolhas acertadas e trabalhei com muito respeito por tantos caminhos que passei. Caminhos que não foram fáceis, mas de aprendizados valiosos. É muito importante para mim estar ali, junto de tantos colegas que admiro”, celebra. 

Ele também reforça a importância da indicação para a cena artística da Baixada Fluminense. “São décadas construindo muita coisa juntos, então se eu chego nesse lugar, a culpa é muito da Baixada também. As coisas estão mudando aos poucos. Veja só, somos 4 atores pretos na categoria coadjuvante. E nem é um festival exclusivamente de cinema negro hein”, analisa. 

Neste ano, a cerimônia acontece no dia 30 de julho, na Cidade das Artes Bibi Ferreira, no Rio de Janeiro, com transmissão ao vivo pelo YouTube da Academia e Canal Brasil. O prêmio celebra os destaques do audiovisual nacional e o tema deste ano é “o cinema brasileiro no mundo”.

Ao todo, serão entregues 30 prêmios: 29 definidos por um júri formado por profissionais associados à Academia e um escolhido pelo público — o Grande Otelo de Melhor Filme pelo Júri Popular, que será decidido por votação aberta no site da Academia. Foram mais de 2 mil profissionais inscritos nas diferentes categorias. São 185 longas-metragens, 90 séries brasileiras, 62 curtas e 8 filmes ibero-americanos na disputa

“Viver o Tibira é um presente. Ele é muito cheio de significados. É um artista multifacetado. Tem muito respeito pelo ofício. E vai vivendo de todas as possibilidades que seu próprio talento permite. Ele sabe que a arte é tecnologia ancestral. Não por acaso, Flávio da Silva escolhe o nome Tibira, como um nome artístico de guerra, de batalha, em homenagem ao indígena que foi a primeira vítima de homofobia que se tem registro no Brasil, em 1614. Tibira do Maranhão”, afirma Átila Bee.

Sobre o ator

Átila Bee é  fundador da KarmaCírculus Cia de Teatro, onde além de ator, é dramaturgo e diretor. É integrante do Cast Baixada, tem vasta cinematografia e foi indicado a um dos maiores prêmios do cinema nacional: O Kikito do Festival de Cinema de Gramado, pela atuação em “Joãosinho da Goméa – O Rei do Candomblé”. 

No Teatro, no cinema ou no carnaval, realiza um trabalho de pesquisa e resgate de importantes histórias da Cultura Afro Brasileira e interpretou grandes personalidades como Zumbi dos Palmares, Joãozinho da Goméia, o Almirante Negro João Cândido e José Espinguela. Seus mais recentes trabalhos no cinema, foram os premiados “Rio, Negro” com direção de Fernando Sousa e Gabriel Barbosa e “Malu” de Pedro Freire, melhor filme do Festival do Rio 2024, que acaba de chegar nos canais de streaming.

Artigos mais recentes

SAMU de Nova Iguaçu ultrapassa marca de 12.500 atendimentos em 2025 e salvamento de recém-nascido vira símbolo

Dois mil e vinte e cinco vem sendo um ano de muito trabalho para...

Projeto Sala de Espera é lançado em Duque de Caxias

O Projeto Sala de Espera foi lançado na manhã desta quarta-feira (02), no auditório...

Defesa Civil promove Colônia de Férias em Queimados

A Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Civil, vai promover...

São João Raiz agita o Shopping Grande Rio

O clima de festa já está no ar na Baixada Fluminense! É hora de...

Nilópolis promove a 2ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

A criação de uma Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa em Nilópolis, cidade com...

São João de Meriti realiza 1º Passeio Ciclístico com mais de mil participantes

A Prefeitura de São João de Meriti, em parceria com a Cedae e a...

Alerj derruba veto do governador e devolve Sambódromo ao domínio do estado

O município do Rio poderá perder o domínio do Sambódromo da Marquês de Sapucaí....

Grupo Fundo de Quintal faz show gratuito, sem Bira Presidente, em Caxias, no Enel Festival de Inverno Rio

O Enel Festival de Inverno Rio chega à 8ª edição em 2025 e, além...

MAIS NOTÍCIAS :

SAMU de Nova Iguaçu ultrapassa marca de 12.500 atendimentos em 2025 e salvamento de recém-nascido vira símbolo

Dois mil e vinte e cinco vem sendo um ano de muito trabalho para...

Projeto Sala de Espera é lançado em Duque de Caxias

O Projeto Sala de Espera foi lançado na manhã desta quarta-feira (02), no auditório...

Defesa Civil promove Colônia de Férias em Queimados

A Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Civil, vai promover...
error: Conteúdo protegido !!