O município de Belford Roxo recebe até a próxima sexta-feira (12/07), o projeto itinerante Ciência Móvel do Museu da Vida Fiocruz, uma iniciativa que une ciência, cultura e diversão. Alunos da rede municipal de ensino começaram a conferir, a partir desta quarta-feira (09), uma programação repleta de atividades interativas e educativas, exposições e experiências científicas voltadas para todas as idades. O evento acontece no Ginásio da Igreja Nossa Senhora de Fátima, no bairro Santa Maria, com entrada franca e classificação etária livre.
Neste primeiro dia, sete escolas municipais visitaram o projeto: Escola Municipal Arthur Araújo Lula da Silva, E.M. Deputado Oswaldo Lima, Casa da Criança Santa Tereza, CIEP Municipal Edival Gueiros Vidal, Creche Municipal Manoel da Silva Curty, C.M. Recanto Feliz e E.M. Tenente Mozart Pereira dos Santos.
Variedade grande de insetos
“É uma iniciativa enriquecedora e de grande conhecimento para os nossos alunos da rede municipal de ensino”, destacou a secretária especial de Ensino, Fernanda Romero, que representou a secretária municipal de Educação, Sheila Boechat.
Alunos e professores conheceram exposições, jogos, maquetes, experimentos, vídeos e muito mais. Entre os destaques estão modelos anatômicos do corpo humano, microscópios e lupas para visualização de uma variedade grande de insetos e do mosquito transmissor da dengue, Aedes aegypti.
Experiências com alavanca
Na programação estão ainda, os módulos Por Dentro de Nós, com modelos anatômicos (pélvis, orelha, dorso, coração e pulmão), Na Onda da Transformação que traz experiências com alavancas, roldanas e uma cadeira giratória que permite descobrir efeitos físicos do movimento, e até mesmo a chance de se transformar em uma pilha humana ao medir a corrente elétrica do próprio corpo.
“Que programa legal. Vou levar muitas informações e fotos legais para mostrar para os meus pais em casa”, disse Ícaro Azevedo, de 7 anos, aluno do 1º ano do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Arthur Araújo Lula da Silva, que ficou encantado com uma réplica de tartaruga de Darwin Galápagos, uma espécie de 176 anos.
Experiência planetária
O evento mostra ainda o módulo Água é Vida com a bancada de microscopia que permite conhecer a biodiversidade de ambientes aquáticos e Viagens Cósmicas que permitirão uma experiência planetária única. As exposições “Rios Brasileiros” e “Parto e Nascimento no Brasil” também integram o roteiro.
A realização do projeto é do Ciência Móvel do Museu da Vida Fiocruz, do Ministério da Cultura e do Governo Federal, em parceria com a Prefeitura de Belford Roxo, por meio das secretarias municipais de Turismo e Eventos e Educação. A gestão cultural é da Sociedade de Promoção Sociocultural da Fiocruz. O projeto conta com o patrocínio das empresas Toyota, Trident, Sanofi, Santos Brasil e Abbott, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
“Deu um pouco de medo de girar no Girotec, mas depois que relaxei, foi muito legal a sensação. O projeto é sensacional”, afirmou Júlia Vasconcelos, de 17 anos, aluna do CIEP 178 João Saldanha (Sargento Roncalli), que aproveitou para se divertir no Giroscópio Humano.
Ciência Móvel
Criado em 2006, o Ciência Móvel é uma unidade itinerante do Museu da Vida Fiocruz que já percorreu mais de 108 mil quilômetros, visitou mais de 128 municípios e, recentemente, atingiu a marca de um milhão de visitantes. Em sua passagem por Belford Roxo, o projeto leva ao público uma edição especial, com exposições e experiências que estimulam a curiosidade e o aprendizado por meio da prática.
Mais informações:
Programação – Ciência Móvel do Museu da Vida Fiocruz
QUINTA- FEIRA (10)
Escola Municipal José Pinto Teixeira – 9h
Escola Municipal Manoel Gomes – 10h30
Escola Municipal Walter Borghi – 13h30
Creche Municipal Amor e Esperança – 15h
Creche Municipal Maria Dalva da Silva – 15h
Escola Municipal Álvaro Lisboa Braga
SEXTA-FEIRA (11)
Creche Municipal Joaquina Rosa Correia Pereira – 9h
Escola Municipal Pedro Antônio – 9h
Escola Municipal Júlio César de Andrade Gonçalves – 10h30
Escola Municipal São Bento – 13h30
Escola Municipal Olívia Valianga da Silva – 15h