Comercial
InícioCIDADESNOVA IGUAÇUAudiência discute Segurança Pública na Câmara de Nova Iguaçu

Audiência discute Segurança Pública na Câmara de Nova Iguaçu

Publicado em

A audiência pública realizada pela Secretaria municipal de Ordem Pública, em parceria com a Câmara Municipal, na manhã de quinta-feira (22), trouxe especialistas de todos os segmentos. O encontro também discutiu uma questão atual na cidade: qual deve ser a atuação da Guarda Municipal, que foi criada ano passado e hoje conta com um efetivo de quase 100 pessoas.

– O Prefeito de Nova Iguaçu, Dudu Reina, encomendou, através de um Decreto, um estudo para que possamos discutir, diante das normas apresentadas pelo Supremo Tribunal Federal, como deve ser atuação da Guarda Municipal. Estamos reunidos hoje exatamente para ouvir os especialistas no assunto – disse o tenente-coronel PM Fernando Bastos, secretário municipal de Ordem Pública. Ele explicou que os municípios devem criar leis e decretos sobre a atuação da guarda. Questionado sobre o número do efetivo, afirmou que o número não atende a população de Nova Iguaçu, quase 1 milhão de habitantes, mas que todos podem ficar certos que ele irá aumentar. “Não podemos fazer tudo de uma hora para outra. Planejamento, avaliação e acertos de normas estão sendo levados em consideração. Nossa meta é alcançar 1000 guardas nas ruas da cidade”.

O subinspetor da Guarda Municipal da cidade do Rio de Janeiro, José Luis da Silva Alves, disse que a legislação atual é clara e diz que a guarda pode ser armada. “Vamos nos preparar para colocar em prática”. O coronel Perry Souza Azeredo, comandante do 20º Batalhão de Polícia Militar, falou que o objetivo é a polícia trabalhar em conjunto com a guarda, dando suporte no trabalho de rua. Especialista em segurança pública, o tenente-coronel PM Leonardo D’Andrea Vale, e vice-presidente do Instituto de Segurança Pública, uma autarquia do governo, defendeu um trabalho conjunto de todas as forças policiais do Estado, onde exista um esforço para identificar os problemas e a partir daí organizar as ações.

O delegado titular da 65ª DP (Magé), que já trabalhou em delegacias de Nova Iguaçu, disse que as decisões da justiça têm apertado os policiais, que muitas vezes se sentem acuados em agir em determinadas ocorrências. “O receio de responder a um processo está sempre presente. É uma situação complexa”.

O secretário de Ordem Pública, Fernando Bastos, apresentou gráfico mostrando diminuição de roubos de veículos e roubos de rua, de janeiro a abril de 2025. Segundo ele, O Programa Segurança Presente é fundamental para que o trabalho da Polícia Militar mostre mais resultados.

Participaram da audiência o presidente CMNI, Dr. Marcio Guerreiro, e os vereadores Igor Porto, Claudinho da Kombi, Dr. Manoel Barreto, Claudio Haja Luz, Rogerio do Pneu, Maninho de Cabuçu e Marcio Simpatia. Os parlamentares elogiaram o trabalho das forças de segurança em Nova Iguaçu, salientando a importância do Proeis (Programa Estadual de Integração na Segurança), nos bairros. Dr. Marcio Guerreiro agradeceu a escolha do plenário da Câmara para a realização do debate. “Agradeço a participação de todas as autoridades. Nossa Casa estará sempre aberta para discutir questões que ajudem a melhorar a vida dos iguaçuanos”.

Artigos mais recentes

Arraiá do Shopping Nova Iguaçu promete agitar a Baixada com três dias de festa junina

O clima de São João vai invadir a Baixada Fluminense com o "Arraiá do...

Unidos da Ponte aposta em nova dupla de intérpretes para o Carnaval 2026

A Unidos da Ponte definiu a dupla de intérpretes que será responsável por dar...

Prefeitura de Nilópolis e empresa de RH oferecem 80 vagas de emprego para pessoas com 60 +

A Prefeitura de Nilópolis, por intermédio da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Desenvolvimento...

Câmara de Duque de Caxias aprova a criação de 1.500 vagas para a educação da rede municipal

Com 23 votos favoráveis e um contra foi aprovada, na sessão plenária de 22/05,...

Alerj aprova nova homenagem para ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro

Mesmo com voto contrário das bancadas do PT, PSOL e PCdoB, o plenário da...

Projeto na Alerj quer proibir atendimento a bebês reborn em órgãos públicos do estado

A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) está analisando mais um Projeto de Lei relacionado...

Secretaria Municipal de Serviços Públicos de Nova Iguaçu realiza limpeza em mais de 4 mil metros de vias para prevenir alagamentos

Neste domingo (18), a Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Secretaria Municipal de Serviços...

Ação social da Firjan SESI oferta serviços gratuitos à população de Duque de Caxias

No próximo sábado, 24/5, o projeto Centro Esporte Educação, CEE em Ação, estará em Saracuruna, em...

MAIS NOTÍCIAS :

Arraiá do Shopping Nova Iguaçu promete agitar a Baixada com três dias de festa junina

O clima de São João vai invadir a Baixada Fluminense com o "Arraiá do...

Unidos da Ponte aposta em nova dupla de intérpretes para o Carnaval 2026

A Unidos da Ponte definiu a dupla de intérpretes que será responsável por dar...

Prefeitura de Nilópolis e empresa de RH oferecem 80 vagas de emprego para pessoas com 60 +

A Prefeitura de Nilópolis, por intermédio da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Desenvolvimento...