Comercial
InícioNOTÍCIASDetran-RJ lança Renovação da Habilitação Simplificada com imagens

Detran-RJ lança Renovação da Habilitação Simplificada com imagens

Publicado em



O Detran.RJ está simplificando o processo de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e facilitando o acesso da população ao serviço. A partir desta segunda-feira (04/7), os usuários poderão requerer a renovação de sua carteira de habilitação pelo Posto Digital, serviço disponível no site do Detran. E só terão de comparecer aos postos, sem necessidade de agendamento, para tirar uma nova foto e fornecer as impressões digitais – e, depois, para pegar o documento.

O usuário poderá escolher qualquer unidade do Detran para fazer a fotografia e a biometria. O atendimento será por ordem de chegada. Pelo Posto Digital, receberá o endereço da clínica médica onde fará o exame de aptidão física e mental, ao mesmo tempo em que vai indicar a unidade do Detran.RJ onde quer pegar sua nova CNH. Ou seja, o Detran.RJ está eliminando a necessidade de agendamento prévio para a realização do atendimento – o que era obrigatório anteriormente.
“Com a Renovação da Habilitação Simplificada, o Detran dá mais um passo para facilitar a vida dos cidadãos, tornando os serviços mais rápidos e acessíveis”, afirmou o presidente do Detran.RJ, Adolfo Konder.
Recentemente, o Detran.RJ também firmou convênio com cartórios do estado para os serviços de Habilitação – como primeira e segunda vias da CNH, renovação da carteira de motorista, além de alteração de dados e de categoria. Nesta parceria, disponível em 27 cartórios até o momento, o usuário também não precisa realizar agendamento para ser atendido, bastando chegar ao cartório com os documentos necessários.
Mas atenção: só poderão preencher o requerimento no Posto Digital os usuários que optarem pela renovação simplificada da CNH – sem alteração dos dados da carteira anterior, ou, no máximo, com inclusão de informação de atividade remunerada. Qualquer alteração além desta exigirá o agendamento prévio do serviço em um posto do Detran.RJ.
Vale ressaltar também que a Renovação Simplificada da CNH não é obrigatória. Quem preferir pode continuar realizando o agendamento prévio nos postos. Para a nova versão simplificada, a CNH anterior precisa ter sido emitida no Estado do Rio de Janeiro e o domínio atual tem de ser do RJ. Os usuários com 65 anos ou mais têm a isenção do Duda.
Posto Digital Detran.RJ
Lançado em setembro de 2021 pelo Detran.RJ, o Posto Digital é um serviço que permite ao usuário se conectar ao sistema do Detran, usando login e senha, para realizar procedimentos e obter documentos. Pelo Posto Digital, os usuários já fazem, por exemplo, a Autorização para Transferência da Propriedade de Veículos (ATPV-e), e também podem baixar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV). Para acessá-lo, o usuário precisa ter feito cadastro no portal gov.br, do governo federal.
No setor de Habilitação do Posto Digital – onde já era possível fazer consultas de dados sobre a validade, a categoria e o número de pontos na CNH, por exemplo – o usuário agora acessará a aba “Renovação da Habilitação Simplificada – Solicitar”. Para fazer o requerimento, é preciso que o Duda de renovação de habilitação já esteja pago. O usuário só vai precisar informar o número do Duda e confirmar, em várias etapas, os dados que constam de seu Renach (Registro Nacional de Carteira de Habilitação).
Para quem tem até 64 anos de idade, a aba da renovação simplificada estará disponível a qualquer momento, mesmo fora do prazo de renovação da carteira. Para os idosos a partir dos 65 anos, o botão só estará disponível quando faltarem 90 dias ou menos para o fim do prazo de renovação. Os usuários que dispõem da CNH com QR Code (emitidas a partir de maio de 2017) também terão acesso à imagem do documento.
Passo a passo para requerer a CNH no Posto Digital:
1 – Pagar o Duda de Renovação de CNH (Código 204-6), obtido no site do Bradesco;
2 – Acessar o Posto Digital, no site do Detran (www.detran.rj.gov.br) e clicar na aba ‘Habilitação’;
3 – Clicar na aba ‘Renovação da Habilitação Simplificada – Solicitar’;
4 – Preencher os dados exigidos e confirmar, em várias etapas, as informações apresentadas pelo sistema, incluindo dados biográficos e endereço de residência;
5 – Indicar o posto do Detran.RJ onde deseja pegar o documento e aceitar as condições do serviço digital;
6 – Na aba ‘Documentos Digitais’, imprimir os dois formulários: ‘Renach’ e ‘Endereço de Clínica Médica’. O Renach deverá ser levado ao posto para a foto e a coleta das impressões digitais. Já o Endereço da Clínica, para a realização de exame médico/psicológico;
7 – Comparecer a um posto do Detran de sua escolha, em qualquer horário, sem necessidade de agendamento, para cadastrar a biometria e fazer a foto;
8 – Fazer o exame de aptidão física e mental na clínica credenciada ao Detran.RJ indicada no formulário;
9 – Buscar a CNH na unidade que foi escolhida ao preencher o requerimento no Posto Digital.

 

Artigos mais recentes

Prefeitura de Japeri lança Tarifa Zero no transporte público municipal

Às 5h da manhã deste sábado (3), os ônibus do Programa Tarifa Zero iniciaram...

Baixada Fluminense registra alta na geração de empregos, aponta Firjan

Os municípios da Baixada Fluminense registraram alta na geração de empregos no mês de...

Prefeito Marcio Canella visita obras de ampliação do Hospital Municipal e escola em construção

O prefeito de Belford Roxo, Marcio Canella, passou o feriado do Dia do Trabalhador...

Primeira Igreja Batista de Magé é declarada patrimônio do Estado

A Primeira Igreja Batista em Magé, que completa 100 anos no próximo mês de...

MAIS NOTÍCIAS :

Prefeitura de Japeri lança Tarifa Zero no transporte público municipal

Às 5h da manhã deste sábado (3), os ônibus do Programa Tarifa Zero iniciaram...

Baixada Fluminense registra alta na geração de empregos, aponta Firjan

Os municípios da Baixada Fluminense registraram alta na geração de empregos no mês de...

Prefeito Marcio Canella visita obras de ampliação do Hospital Municipal e escola em construção

O prefeito de Belford Roxo, Marcio Canella, passou o feriado do Dia do Trabalhador...