Comercial
InícioNOTÍCIASFalta d'água no RJ: presidente da Cedae diz que consumidores podem pedir...

Falta d’água no RJ: presidente da Cedae diz que consumidores podem pedir ressarcimento de conta e carro-pipa; entenda

Publicado em



Quem se sentir lesado pela falta d’água que já atinge pelo menos um milhão de pessoas de 30 bairros da capital, além de municípios da Baixada Fluminense, poderá pedir ressarcimento da conta e de gastos com carro-pipa. 



Em entrevista ao “Bom Dia RJ”, da TV Globo, o diretor-presidente da Cedae, Edes Fernandes de Oliveira, afirmou que consumidores que não têm medidor de consumo podem entrar em contato com a concessionária e pedir reavaliação das despesas. 
Já quem tem o aparelho terá os gastos analisados automaticamente. 



Na entrevista, no entanto, o presidente da empresa não detalhou como será o trâmite para conseguir o dinheiro de volta.
Segundo Oliveira, um documento foi assinado pela empresa no gabinete de crise instalado por conta do problema na Elevatória do Lameirão, em conjunto com representantes do Ministério Público, da Defensoria Pública, da Fiocruz e da Agência Reguladora de Saneamento (Agenersa).
— Temos um memorando de entendimentos assinados com esses órgãos, em que estamos nos comprometendo a verificar as contas daqueles que não possuem medidor de consumo — afirmou: — Se está recebendo menos água, vai pagar menos água. O volume cobrado é o volume consumido. Se não tiver medidor, deve dar entrada na Cedae, e a Cedae vai avaliar a conta — afirmou.
Já sobre quem está sem água e precisou gastar com carro-pipa, o executivo informou que também é possível abrir um chamado na empresa, que vai avaliar caso a caso.
— (Os consumidores) poderão evidentemente entrar com processo administrativo para que a Cedae reveja isso e faça o tratamento necessário dessas questões. O processo é simples, não é demorado. 
Vai ser analisado pelo pessoal da nossa área comercial — afirmou Oliveira, sem dizer o prazo de resolução destes pedidos.
Motor parado há 16 meses
O problema poderia ter sido evitado. Em denúncia ao GLOBO, um ex-funcionário da Cedae afirmou que uma das sete bombas da Elevatória do Lameirão, que atualmente trabalha com 75% da capacidade, está quebrada desde dezembro de 2018, e só foi enviada para manutenção em abril de 2020. 
O aparelho está em operação desde 1965. Caso ela estivesse em funcionamento, a queima de outras duas bombas, em outubro e novembro deste ano, não teria afetado o abastecimento.
Via Jornal Extra


Artigos mais recentes

Prefeitura de Japeri lança Tarifa Zero no transporte público municipal

Às 5h da manhã deste sábado (3), os ônibus do Programa Tarifa Zero iniciaram...

Baixada Fluminense registra alta na geração de empregos, aponta Firjan

Os municípios da Baixada Fluminense registraram alta na geração de empregos no mês de...

Prefeito Marcio Canella visita obras de ampliação do Hospital Municipal e escola em construção

O prefeito de Belford Roxo, Marcio Canella, passou o feriado do Dia do Trabalhador...

Primeira Igreja Batista de Magé é declarada patrimônio do Estado

A Primeira Igreja Batista em Magé, que completa 100 anos no próximo mês de...

MAIS NOTÍCIAS :

Prefeitura de Japeri lança Tarifa Zero no transporte público municipal

Às 5h da manhã deste sábado (3), os ônibus do Programa Tarifa Zero iniciaram...

Baixada Fluminense registra alta na geração de empregos, aponta Firjan

Os municípios da Baixada Fluminense registraram alta na geração de empregos no mês de...

Prefeito Marcio Canella visita obras de ampliação do Hospital Municipal e escola em construção

O prefeito de Belford Roxo, Marcio Canella, passou o feriado do Dia do Trabalhador...