Comercial
InícioBAIXADA FLUMINENSEFirjan debate indicadores de desenvolvimento socioeconômico com empresários da Baixada Fluminense

Firjan debate indicadores de desenvolvimento socioeconômico com empresários da Baixada Fluminense

Publicado em

Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) foi debatido entre os empresários da Baixada Fluminense durante a reunião do Conselho Empresarial Firjan Caxias e Região, nesta terça-feira (13/5). Na ocasião, foram enfatizados os indicadores que apontam para o desenvolvimento socioeconômico em nível baixo ou crítico, quase que na totalidade dos municípios da região. O estudo divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), tem como base dados oficiais referentes ao ano de 2023 e faz comparativo com o ano de 2013. Esta edição do IFDM analisou 5.550 municípios brasileiros, que respondem por 99,96% da população.

Os resultados registrados nos municípios da Baixada foram ponto de atenção para os empresários da região. O grupo considerou de extrema relevância debater o assunto com representantes do poder público, com o intuito de contribuírem com propostas que possam ajudar a mudar o cenário atual. “É surpreendente o estado do Rio de Janeiro, com a relevância econômica que tem, não possuir nenhuma cidade com alto nível de desenvolvimento socioeconômico. A situação ainda é mais preocupante quando olhamos para a Baixada, onde a grande maioria tem baixo desenvolvimento”, destacou Silvio Carvalhoconselheiro do Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário de Cargas e Logística (Sindicarga), que presidiu a reunião, representando o presidente da Firjan Caxias e Região, Roberto Leverone.

Criado em 2008 e atualizado neste ano com nova metodologia, o estudo é composto pelos indicadores de Emprego & Renda, Saúde e Educação e varia de 0 a 1 ponto, sendo que quanto mais próximo de 1 maior o desenvolvimento socioeconômico. Através dessa pontuação, é possível avaliar o município de forma geral e específica em cada um dos indicadores. Tanto a avaliação geral quanto as análises dos indicadores são classificadas em quatro conceitos: entre 0 e 0,4 – desenvolvimento crítico / entre 0,4 e 0,6 – desenvolvimento baixo / entre 0,6 e 0,8 – desenvolvimento moderado / entre 0,8 e 1 – desenvolvimento alto. O estudo permite, ainda, avaliação absoluta por município e ano e comparações entre cidades e anos anteriores. 

Divulgado no último dia 8/5 pela Firjan, o estudo mostrou que o município de Duque de Caxias foi a cidade da Baixada Fluminense que mais perdeu colocações no ranking estadual, em relação a 2013. O terceiro município mais populoso do estado passou do 38º para o 75º lugar, regredindo 37 posições. A queda de 12,1% no indicador de Emprego & Renda, que passou de 0,7872 em 2013, para 0,6917 em 2023, foi um dos fatores determinantes para a queda do município. Junto a isso, o IFDM Saúde teve um avanço mais lento, passando de 0,5425 para 0,5596, um aumento de apenas 3,2%.

Os resultados de Belford Roxo chamaram ainda mais a atenção. Em relação a 2013, a cidade regrediu simultaneamente nas vertentes IFDM Emprego & Renda, com 0,4539 ponto (-6,7%) e IFDM Saúde, com 0,2740 (-23,5%), sendo o único município que apresentou desenvolvimento crítico no estado, com IFDM Geral de 0,3868.

Apresentado aos empresários pelo especialista de Estudos Econômicos da Firjan, Marcio Afonso, o IFDM tem entre seus objetivos a intenção de orientar e oferecer subsídios para o desenho de políticas públicas, bem como facilitar a comunicação em torno de indicadores socioeconômicos para o empresariado e a sociedade civil. “É muito importante podermos debater esses dados com os representantes do poder público para que possamos contribuir com medidas para a mudança desse cenário na nossa região”, enfatizou Quianne Maia Correa, Business Support Specialistda da Bayer, que tem sede em Belford Roxo.

O melhor resultado da Baixada foi registrado em Itaguaí, que teve desempenho moderado (0,6705). O município ocupa a 25ª posição no ranking do estado do Rio. A cidade teve desenvolvimento moderado nos indicadores de Emprego & Renda (0,7639) e de Saúde (0,7170). No IFDM Educação, o desempenho foi baixo, com 0,5306 ponto.

Rio de Janeiro não registrou nenhuma cidade com alto nível de desenvolvimento

O Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) revela que o estado do Rio de Janeiro é o único da região Sudeste sem nenhuma cidade com alto nível de desenvolvimento socioeconômico. O estudo mostra que 63% dos municípios fluminenses, que juntos respondem por 11,7 milhões de pessoas, têm desenvolvimento moderado, entre eles Rio de Janeiro, Volta Redonda e Resende – os três mais bem avaliados na análise estadual. Em outro cenário estão 5,5 milhões de pessoas que vivem nos 35,9% das cidades com baixo desenvolvimento. 

A análise mostra que, de 2013 a 2023, o IFDM médio dos municípios fluminenses cresceu 14,2%, passando de 0,5448 para 0,6224 – referente a desenvolvimento moderado. Esse avanço foi impulsionado principalmente por Educação, que registrou alta de 33,7%, seguido por Saúde (+13,2%) e, em menor escala, por Emprego & Renda (+1,6%). De acordo com a Firjan, esse movimento foi disseminado pelo estado, já que 87 das 92 cidades evoluíram frente a 2013.

Artigos mais recentes

Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) acolhem estudantes em Mesquita

Inclusão e acolhimento se encontram nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) de Mesquita. Espaços...

Guapimirim vai às ruas com a Caminhada “Faça Bonito” no dia 21 de maio

Por Redação Baixada VivaGuapimirim, RJ – 14 de maio de 2025 Na próxima terça-feira, 21...

Câmara de Caxias recebe projeto de lei do Executivo criando 1.500 vagas na Educação

Duas mensagens do Executivo sobre a educação municipal foram lidas na sessão plenária de...

Banda suburbana de rock, Brigitte Merlot se apresentará de graça, dia 25 de maio, em Paracambi

A banda carioca Brigitte Merlot, expoente do rock suburbano, embarca em sua primeira turnê pelo...

MAIS NOTÍCIAS :

Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) acolhem estudantes em Mesquita

Inclusão e acolhimento se encontram nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) de Mesquita. Espaços...

Guapimirim vai às ruas com a Caminhada “Faça Bonito” no dia 21 de maio

Por Redação Baixada VivaGuapimirim, RJ – 14 de maio de 2025 Na próxima terça-feira, 21...

Câmara de Caxias recebe projeto de lei do Executivo criando 1.500 vagas na Educação

Duas mensagens do Executivo sobre a educação municipal foram lidas na sessão plenária de...