Comercial
InícioCIDADESGUAPIMIRIM'Guapi Festeja Viseu' foi sucesso de público e cidade já prepara festival...

‘Guapi Festeja Viseu’ foi sucesso de público e cidade já prepara festival de inverno

Publicado em

O festival Guapi Festeja Viseu realizou de 4 a 6 de julho uma grande celebração cultural em Guapimirim, na Praça Jardim da Cotia, homenageando os laços entre o Brasil e Portugal. Em sua 2ª edição, o evento gratuito celebrou as origens portuguesas na cidade fluminense, transformando a praça em um verdadeiro portal cultural entre Brasil e Portugal. A programação intensa, para todas as idades, incluiu música ao vivo, danças folclóricas, gastronomia típica, feira de artesanato e atividades infantis. 

Seu Adrião Nogueira, de 79 anos, trouxe a família toda para curtir a experiência completa do festival. “Estou aqui com minha filha, meu genro e os netos. Vim assistir meu amigo que veio se apresentar com o rancho (grupo de dança portuguesa) dele, foi tudo muito bom”, afirmou o português nascido em Viseu, brindando com sua taça de vinho do Dão e bolinhos de bacalhau. Ele está há 70 anos no Brasil e escolheu Guapimirim há 15 anos para viver.

Os shows musicais e as apresentações dos ranchos folclóricos foram destaques desse resgate da cultura portuguesa em Guapi. “É lindo ver a praça cheia, com famílias reunidas, crianças brincando e a cultura sendo vivida com tanto carinho. Pra quem não sabe, temos aqui a Casa de Viseu, uma casa portuguesa, e com esse evento a gente celebra a conexão de Guapimirim com o distrito de Viseu. Esse evento foi pensado para resgatar essa cultura que faz parte da nossa cidade. Mostramos ao público a qualidade da culinária e dos vinhos do Dão, trazendo música, cultura, arte e tudo aquilo que remete à Portugal”, celebra a prefeita Marina Rocha, que esteve em todos os dias de festa prestigiando cada setor acompanhada do marido, e do vice-prefeito, Natalício Corrêa, e amigos.

Comunidade portuguesa homenageada

Durante o evento, representantes das entidades portuguesas locais reforçaram o caráter afetivo da celebração. Guapimirim abriga a sede campestre da Casa de Viseu desde 1983, associação que leva o nome do distrito português natal do pintor Grão Vasco. A Casa de Viseu comemorou em 6 de julho seus 59 anos de fundação no Brasil. Em meio às festividades, o presidente da Casa de Viseu, Paulo Sena, destacou o laço entre as cidades-irmãs: “Essa segunda edição veio para coroar aquilo que foi feito por quem verdadeiramente ama a cidade. Marina (a prefeita) ama Guapimirim e o Mário Seixas é um profissional extraordinário que proporcionaram tudo isso pela segunda vez. Somos cidades-irmãs e representamos o distrito de Viseu aqui em Guapi, e esse evento é um abraço na colônia portuguesa”. A importância da Casa de Viseu se reflete na conexão cultural proporcionada pelo festival através de diversas manifestações como a gastronomia, a cultura e os vinhos do Dão, conhecidos pelo sabor especial e produção diferenciada.

Também foi marcante a participação dos ranchos folclóricos, como o Maria da Fonte, da Casa do Minho (referência portuguesa no Cosme Velho, bairro da Zona Sul do Rio). Durante seu espetáculo, o grupo prestou homenagem a Guapimirim e às raízes lusitanas. Um de seus representantes afirmou: “Estamos honrados de estar aqui, porque neste grupo somos cerca de 60 componentes e somos da Casa do Minho. Para quem não sabe, essa casa portuguesa existe desde 1954 e foi um abraço que recebemos aqui no Brasil como pessoas que vieram em busca de uma vida melhor ou estavam fugindo da ditadura de Salazar. Na dança celebramos nossa cultura e raízes”. Essa conexão afetiva reforça a inspiração do festival na tradicional Feira de São Mateus de Viseu, selando o intercâmbio entre as duas cidades.

Almir, filho de portugueses, vive em São Paulo mas vem pelo menos uma vez ao ano em Guapimirim, porque ama a cidade. “Eu venho para Guapimirim desde os dois anos de idade, e como filho de portugueses: meu pai é de Beira Alta e minha mãe é de Trás-os-Montes e ver as raízes da minha família, junto com a cidade que eu amo e tenho um carinho todo especial me deixa muito feliz. Fiz questão de vir nessa época e aproveitar”, declarou o designer.  

Balanço positivo e o que vem por aí

Ao fim dos três dias, o secretário municipal de Turismo, Mário Seixas, fez um balanço entusiasmado do evento: “chegamos ao final desses três dias de Guapi Festeja Viseu e celebramos esse intercâmbio cultural completo, que foi muito positivo e visível, com o público de turistas e guapimirienses se entregando para vivenciar as experiências. O impacto foi direto no setor de comércio e serviços, com retorno para nossas pousadas, restaurantes e barraqueiros”. A prefeita Marina Rocha também ressaltou que Guapimirim “já nasceu com alma festeira”, e que eventos como este movimentam o turismo local e valorizam a cultura regional.

Segundo Mário Seixas, o Guapi Festeja Viseu está consolidado no calendário turístico da Serra Imperial, ajudando a consolidar a cidade como destino multicultural. O público considerou gratificante a experiência de consumir vinho do Dão harmonizado com pratos portugueses, cervejas artesanais de produção local e mostrar às crianças a tradição da dança típica. 

Com o sucesso do ‘Guapi Festeja Viseu’, Guapimirim já anuncia o próximo grande evento no calendário. De 23 de julho a 3 de agosto acontecerá o Festival de Inverno, uma programação intensa com artistas renomados, espetáculos teatrais e diversos, tudo com entrada gratuita e que vai acontecer em uma superestrutura no bairro Bananal, em uma arena multicultural com capacidade para cerca de 500 pessoas, e promete aquecer o inverno serrano.

Para não perder nenhuma novidade, a orientação é ficar atento às redes sociais oficiais e ao portal Festivais de Guapimirim (festivaisdeguapimirim.com.br). Lá serão divulgadas datas, atrações e formas de participar das atividades.

Artigos mais recentes

Trump diz que o Brasil “não está sendo bom” e que vai taxar o Brasil

O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (9) que vai impor uma...

Em Nova Iguaçu, pela primeira vez: twister game chega ao TopShopping Nova Iguaçu

O Twister Gamer, atração inédita no mercado, acaba de desembarcar no TopShopping Nova Iguaçu,...

Prefeitura de Nilópolis inaugura Centro de Imagem e Policlínica da Mulher

A Prefeitura de Nilópolis inaugurou o Centro de Imagem (CDI) e a Policlínica da...

Concurso da Guarda Municipal Armada de Duque de Caxias: locais de prova serão divulgados nesta sexta-feira (11)

A Prefeitura de Duque de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Administração, informa...

Prefeitura sanciona projetos do pacote “Beija-flor de Nilópolis” reconhecendo a importância da Escola de Samba para o munípio

A Câmara Municipal de Nilópolis aprovou, por unanimidade, um conjunto de projetos de lei...

Câmara de Itaguaí abre CPI para apurar supostas irregularidades em contratos no município

De acordo com informações da assessoria de imprensa da Câmara Municipal de Itaguaí, na...

Grupo Fundo de Quintal faz show gratuito, sem Bira Presidente, em Caxias, no Enel Festival de Inverno Rio

O Enel Festival de Inverno Rio chega à 8ª edição em 2025 e, além...

Hospital Geral de Nova Iguaçu realiza captação rara de múltiplos órgãos para transplante

O Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI) realizou, nesta quarta-feira (2), uma cirurgia de...

MAIS NOTÍCIAS :

Trump diz que o Brasil “não está sendo bom” e que vai taxar o Brasil

O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (9) que vai impor uma...

Em Nova Iguaçu, pela primeira vez: twister game chega ao TopShopping Nova Iguaçu

O Twister Gamer, atração inédita no mercado, acaba de desembarcar no TopShopping Nova Iguaçu,...

Prefeitura de Nilópolis inaugura Centro de Imagem e Policlínica da Mulher

A Prefeitura de Nilópolis inaugurou o Centro de Imagem (CDI) e a Policlínica da...
error: Conteúdo protegido !!