Comercial
InícioCIDADESJAPERIJaperi sedia 2ª edição do Encontro das Artes na Baixada Fluminense

Japeri sedia 2ª edição do Encontro das Artes na Baixada Fluminense

Publicado em

Neste sábado (17), a Escola Municipal Ary Schiavo, em Japeri, foi transformada em um polo de cultura e criatividade com a 2ª edição do Encontro das Artes na Baixada Fluminense. O evento, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (SECEC-RJ), em parceria com a Prefeitura de Japeri, reuniu artistas, comunidade e representantes do poder público para um dia de intensa troca cultural.A programação do encontro que contará com 10 edições, uma em cada região do Estado do Rio de Janeiro teve início com a ação poética “Poesia ao Pé do Ouvido”, que recepcionou o público com versos sussurrados e café. A abertura oficial ficou por conta do artista Walle B, que emocionado, interpretou os hinos nacional e municipal. Em seguida, uma mesa de conversa reuniu representantes da cena cultural e comunitária da região para debater a produção artística local e suas conexões com o território.Durante o evento, artesãs da Economia Solidária expuseram seus trabalhos e grupos locais se apresentaram, como o Jazz do Centro Cultural e a Companhia de Dança Jéssica Azevedo. Também foram apresentadas as políticas culturais da (SECEC-RJ), incluindo a Lei de Incentivo à Cultura do Estado, com espaço para esclarecimentos ao público.O encerramento teve emoção e identidade, com apresentações de capoeira e dança, celebrando a diversidade cultural da Baixada. O evento também contou com a presença de representantes das secretarias de cultura de Nova Iguaçu e Nilópolis, além do grupo Isanos.A secretária municipal de Cultura, Daniella Beliago, destacou o apoio da prefeita Dra. Fernanda Ontiveros e do vice-prefeito Carlos Januário, além de enfatizar a importância do trabalho que vem sendo desenvolvido pela Secretaria de Cultura, voltado para a interação, o compartilhamento e o fomento às políticas públicas no município.Em sua fala, Januário ressaltou a importância de dar visibilidade a todos os segmentos artísticos. “Apoiamos todos os eventos, sejam gospel, de matrizes africanas, de praças, individuais ou coletivos. Todos precisam ter oportunidade”, disse.Ele também agradeceu o apoio do Governador do Estado Cláudio Castro, do Deputado Áureo Ribeiro, presidente de seu partido, e da Secretária Estadual de Cultura, Danielle Barros.

Presente no evento, o subsecretário de Cultura do Estado do RJ, Augusto Vargas, emocionou-se com a potência artística local. “O hino da cidade de Japeri fala de sonhos. O cantor Walle B trouxe uma canção potente, que fala da consciência do povo daqui”, expressou Augusto.Vargas, nascido em Nilópolis, destacou ainda a criação da Subsecretaria de Integração Cultural, com a missão de aproximar políticas públicas da Baixada Fluminense, região com mais de 4 milhões de habitantes. A superintendente de Artes da SECEC-RJ, Cristina de Pádula Cattan, reforçou a importância do diálogo com a população cultural. “Esse evento é uma troca. Precisamos ouvir os fazedores de cultura, entender suas demandas e apresentar nossas ações e editais”, analisou Cristina.Criatividade e ResistênciaO evento também impulsionou iniciativas de economia solidária. A artesã Irenilda Rosa da Silva, de 63 anos, moradora do bairro Nova Belém, vê na atividade uma forma de garantir renda e visibilidade para mulheres como ela. Ana Lúcia Gaspar, do bairro Marajoara, compartilhou sua experiência como professora de artesanato. “Dou aula no Centro Cultural e nos próximos meses, atenderei duas associações de moradores. O evento é uma chance de mostrarmos nosso trabalho e sermos valorizadas”, contou .

Protagonismo LocalArtistas da cidade marcaram presença, como o cantor Walle B. “Sou artista independente de Japeri. Me sinto honrado por participar levando minha música e arte”, disse . A atriz e presidenta do Grupo Código, Carol França, celebrou a realização do evento em sua cidade natal. “É uma felicidade imensa ver Japeri como uma das cidades a receber esse encontro tão importante para a cultura local”, destacou Carol.

Artigos mais recentes

Prefeitura de Nilópolis e empresa de RH oferecem 80 vagas de emprego para pessoas com 60 +

A Prefeitura de Nilópolis, por intermédio da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Desenvolvimento...

Câmara de Duque de Caxias aprova a criação de 1.500 vagas para a educação da rede municipal

Com 23 votos favoráveis e um contra foi aprovada, na sessão plenária de 22/05,...

Matrículas abertas para os cursos da Academia Cisco/Fundec

A Prefeitura de Duque de Caxias, por meio da Fundação de Apoio à Escola...

Sesc RJ promove atividades gratuitas que estimulam a população a se exercitar na Baixada Fluminense

O Dia do Desafio, mobilização mundial de incentivo à prática regular de atividades físicas, chega...

Casa da Juventude Iguaçuana ferece mais de 100 vagas em oficinas gratuitas

A Casa da Juventude Iguaçuana (CAJU) está com vagas remanescentes para quatro das cinco...

Shopping Nova Iguaçu realiza Festival Gastronômico com combos de pratos a R$ 59 e ofertas de happy hour para inaugurar o Quintal da Pedreira

O Shopping Nova Iguaçu promoverá um Festival Gastronômico que promete movimentar a cidade entre...

Projeto na Alerj quer proibir atendimento a bebês reborn em órgãos públicos do estado

A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) está analisando mais um Projeto de Lei relacionado...

MAIS NOTÍCIAS :

Prefeitura de Nilópolis e empresa de RH oferecem 80 vagas de emprego para pessoas com 60 +

A Prefeitura de Nilópolis, por intermédio da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Desenvolvimento...

Câmara de Duque de Caxias aprova a criação de 1.500 vagas para a educação da rede municipal

Com 23 votos favoráveis e um contra foi aprovada, na sessão plenária de 22/05,...

Matrículas abertas para os cursos da Academia Cisco/Fundec

A Prefeitura de Duque de Caxias, por meio da Fundação de Apoio à Escola...