Comercial
InícioCIDADESNILOPÓLISLançamento do doc-ficção Memória: História é Filme, Não é Foto no IFRJ...

Lançamento do doc-ficção Memória: História é Filme, Não é Foto no IFRJ Nilópolis propõe uma nova forma de olhar para a história brasileira

Publicado em

urta-metragem realizado por jovens talentos da Baixada propõe uma nova forma de olhar para a história brasileira

O Ministério da Cultura, por meio da Lei Paulo Gustavo e com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, apresenta a estreia do curta-metragem Memória: História é Filme, Não é Foto, em exibição para convidados nesta quinta-feira (15/5), no auditório do IFRJ Nilópolis, devido ao limite de poltronas. Realizado por jovens talentos da Baixada Fluminense, o filme tem direção de Emanuel Sant e roteiro escrito por ele, Victor Marino e NATÖ.

O curta é definido pelo diretor como uma mistura de ficção história e drama. A obra propõe uma nova forma de olhar para a história brasileira, não como um retrato congelado no tempo, mas como um filme em constante montagem. Com 17 minutos e inspirada na música homônima de NATÖ, artista de Duque de Caxias, o filme entrelaça passado, presente e futuro.  Paulo D’Souza, Rita Niza, Fernando Lúcio e Miguel Queiroz integram o elenco.

Quatro personagens têm suas vidas interligadas pela resistência e a identidade através dos tempos. A narrativa acompanha um escravizado fugindo em busca de liberdade, um jovem artista enfrentando a opressão contemporânea, escancarando a persistência do racismo e as lutas da população negra no Brasil; uma criança ambulante vivendo em uma sociedade igualitária no futuro e uma professora indígena que tenta resgatar a memória histórica ao ensinar que a história do Brasil é um filme inacabado.

“O processo de criação do filme memória começou antes da produção do curta-metragem de fato. Eu queria contar minhas histórias também. Antes de ser um diretor de cinema, eu já  era um grande consumidor de videoclipes e música. Quando eu ouvi as composições do NATÖ, pensei: por que não juntar nossos trabalhos? Aí chamei o Victor Marino para escrever em cima dessa ideia”, recorda Emanuel Sant.

O grafite, obra visual de Bea Simões, homenageia personalidades fundamentais da cultura da Baixada Fluminense, como Heraldo HB, Giordana Moreira, Luciano Paz, Malê; Sílvia de Mendonça, Dudu de Morro Agudo, Dida Nascimento e Fábio Mateus. Esses nomes foram escolhidos por sua atuação concreta na preservação da memória da região — sejam nas artes, na educação, no ativismo ou na produção cultural.  A equipe de produção é em sua maioria integrada por profissionais formados pela EncontrArte Audiovisual, iniciativa criada por Fábio Mateus.

Com trilha original inspirada em um artista local e grafite como extensão narrativa nas ruas de Duque de Caxias, o filme rompe os limites da tela para se tornar um manifesto cultural enraizado no território.  Laura Gonna coordena a produção do curta-metragem.

Artigos mais recentes

Cartórios Eleitorais em Nova Iguaçu passarão a funcionar em novo endereço a partir do dia 7 de julho

Os cartórios da 27ª, 84ª, 157ª e 159ª Zonas Eleitorais, em Nova Iguaçu, passarão...

Senador Magno Malta critica governo por falta de apoio a brasileira morta na Indonésia

O senador Magno Malta (PL-ES) usou a tribuna do Senado nesta terça-feira (24) para...

Senado Federal aprova aumento do número de deputados federais para 531

Brasília, 25 de junho de 2025 – O Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira (25),...

Alunos de Belford Roxo visitam o Museu do Amanhã

Dando continuidade às comemorações do “Mês do Ambiente”, a Secretaria de Meio Ambiente e...

Unidos da Ponte lança enredo para o Carnaval 2026

A Unidos da Ponte já definiu o enredo que levará para a Marquês de...

Shopping Grande Rio promove feira de adoção de cães e gatos neste sábado

Ação é em parceria com a Clínica Apaixonados por 4 Patas No dia 21 de junho,...

Portadores de lúpus, doença autoimune, terão direitos ampliados em Nova Iguaçu

Os vereadores de Nova Iguaçu aprovaram projeto de lei que autoriza as pessoas diagnosticadas...

Índia Zurich se despede do posto de Rainha de Bateria do Leão de Nova Iguaçu

Fechando o ciclo, Índia Zurich anunciou a sua saída da Leão de Nova Iguaçu....

MAIS NOTÍCIAS :

Cartórios Eleitorais em Nova Iguaçu passarão a funcionar em novo endereço a partir do dia 7 de julho

Os cartórios da 27ª, 84ª, 157ª e 159ª Zonas Eleitorais, em Nova Iguaçu, passarão...

Senador Magno Malta critica governo por falta de apoio a brasileira morta na Indonésia

O senador Magno Malta (PL-ES) usou a tribuna do Senado nesta terça-feira (24) para...

Senado Federal aprova aumento do número de deputados federais para 531

Brasília, 25 de junho de 2025 – O Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira (25),...
error: Conteúdo protegido !!