Comercial
InícioCIDADESRIO DE JANEIROMP-RJ faz vistoria e coleta amostra de água em estação da Cedae...

MP-RJ faz vistoria e coleta amostra de água em estação da Cedae em Nova Iguaçu

Publicado em



O MP-RJ (Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro), por meio do Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente, fez na segunda-feira (13) vistoria nas instalações da Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro), em Nova Iguaçu, para verificar as condições dos equipamentos e a qualidade do tratamento da água da estação que funciona no Rio Guandu.





Segundo o MP-RJ, a visita foi feita com órgãos competentes e instituições parceiras, e incluiu a coleta de água para análise em diferentes pontos e fases do processo, da captação ao pós-tratamento.





Desde o início do mês, moradores de vários bairros da capital e da Baixada Fluminense vêm reclamando da cor turva, do cheiro e do gosto diferenciados da água distribuída à população. 
A Cedae informou que se trata da presença maior de uma substância chamada geosmina produzida por algas. 
Segundo a companhia, o composto não oferece riscos à saúde.
Coleta
De acordo com a promotoria, foram feitas coletas por equipes do Inea (Instituto Estadual do Ambiente), das vigilâncias sanitárias municipal e estadual e da própria Cedae na barragem principal de captação do Rio Guandu e no Reservatório Marapicu, no ponto de coleta oficial e nos laboratórios da companhia.



“A expectativa é de que os resultados de todas as análises, sobre padrões diversos como cloro residual, presença de coliformes fecais e bactérias, entre outros, sejam conhecidos no prazo máximo de 15 dias, para a devida identificação de possíveis problemas ao longo do tratamento, indicação das medidas técnicas de correção a serem adotadas ou mesmo a notificação dos responsáveis legais pelas eventuais irregularidades detectadas pelas equipes técnicas”, disse, em nota, o MP-RJ.





Também participaram da vistoria representantes da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), do laboratório privado Cafiquímica, que prestou auxílio e consultoria, e representantes do Comitê do Guandu e do Comitê de Bacias Hidrográficas.
Recomendação
O Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente também expediu recomendação à Cedae, na noite de direcionada à presidência da companhia, para que dê ampla transparência e publicidade dos laudos de potabilidade da água distribuída à população, em especial os produzidos desde o dia 1º de janeiro.
Os promotores recomendam que a Cedae publique em sua página na internet o resultado de todas as análises clínicas laboratoriais realizadas em amostras de água tratada na saída da Estação de Guandu e em todos os pontos de coleta ao longo da rede de distribuição desde o dia 1º, “devendo apresentar ainda complementarmente informações sobre a presença e concentração, na água tratada, de Geosmina e demais toxinas produzidas por algas e bactérias”.
Carvão ativado
A Cedae informou que o carvão ativado pulverizado que será aplicado no início do tratamento da água distribuída pelo Reservatório do Guandu a grande parte da população do Rio de Janeiro passará a ser empregado a partir da próxima semana.
Na quinta-feira (9), a Cedae informou que adotaria, em caráter permanente, a aplicação de carvão ativado. 
A medida da companhia de distribuição de água visa a reter a substância geosmina, que tem causado cheiro forte e turbidez na água distribuída.
A empresa tem destacado que a geosmina não apresenta risco à saúde. “A substância não oferece riscos à saúde, mas altera o gosto e o cheiro da água. 



O fenômeno natural e raro de aumento de algas em mananciais, em função de variações de temperatura, luminosidade e índice pluviométrico, causa o aumento da presença desse composto orgânico, levando a água a apresentar gosto e cheiro de terra.”

Artigos mais recentes

Morre Francisco Cuoco, ícone da teledramaturgia brasileira, aos 91 anos

O Brasil se despede nesta quinta-feira (19) de um dos maiores nomes da televisão:...

Mesquita realizará a 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa 

No próximo dia 24 de junho, será realizada a 5ª Conferência Municipal dos Direitos...

Festival Paralímpico reúne mais de 200 participantes em Paracambi

No último dia 14 de junho, Paracambi recebeu, pela primeira vez, o Festival Paralímpico...

Pessoas com fibromialgia terão direitos garantidos em Nova Iguaçu

A fibromialgia, síndrome crônica que causa dor generalizada no corpo, além de fadiga, distúrbios...

Programa de Ouvidoria Itinerante vai percorrer bairros de Nova Iguaçu

Nova Iguaçu vai encurtar a distância entre o Poder Executivo e a população. A...

Idosos cantam e dançam hits de sucesso durante evento em Belford Roxo

No ritmo do mês da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa (Junho Violeta)...

Alerj aprova entrega da Medalha Tiradentes ao Comandante do Batalhão da PM de São João de Meriti

O Tenente Coronel Luiz Carlos Alves, comandante do 21º Batalhão da Polícia Militar, em...

Câmara de Nova Iguaçu aprova o Programa de Concessões Públicas e Parcerias Público-Privadas

O modelo de PPP – Parcerias Público-Privadas – tem sido utilizado de forma eficiente...

MAIS NOTÍCIAS :

Morre Francisco Cuoco, ícone da teledramaturgia brasileira, aos 91 anos

O Brasil se despede nesta quinta-feira (19) de um dos maiores nomes da televisão:...

Mesquita realizará a 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa 

No próximo dia 24 de junho, será realizada a 5ª Conferência Municipal dos Direitos...

Festival Paralímpico reúne mais de 200 participantes em Paracambi

No último dia 14 de junho, Paracambi recebeu, pela primeira vez, o Festival Paralímpico...
error: Conteúdo protegido !!