A Prefeitura de São João de Meriti, através da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos e do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM), realizou na última sexta-feira (28-06), a cerimônia de formatura da primeira turma da oficina de Auxiliar Administrativo. O evento aconteceu no Centro Cultural Meritiense e marcou a conclusão do curso por 25 mulheres, que agora estão mais preparadas para ingressar no mercado de trabalho.
A qualificação, oferecida gratuitamente, é parte das ações do CEAM para promover o empoderamento feminino, especialmente de mulheres em situação de vulnerabilidade social ou vítimas de violência. A cerimônia reuniu autoridades municipais, familiares das alunas e representantes de políticas públicas voltadas à mulher.
Durante a cerimônia, a vice-prefeita e secretária municipal de Cidadania e Direitos Humanos, Dra. Letícia Costa, destacou a importância da capacitação como ferramenta de transformação social. “Ver essas mulheres se formando hoje é motivo de orgulho. A qualificação profissional é um dos pilares para o enfrentamento à violência de gênero. Nossa gestão acredita e investe em oportunidades para que elas possam trilhar novos caminhos com dignidade e liberdade”, afirmou Dra. Letícia Costa.
A subsecretária municipal da Mulher, Ruth Tebaldi, reforçou o compromisso da gestão com políticas públicas que priorizam o acolhimento e a formação. “Esse curso é mais do que uma capacitação. É uma resposta concreta às necessidades de quem muitas vezes teve a vida marcada por violências. Aqui, acolhemos, escutamos e oferecemos meios para que elas reconstruam sua história”, frisou Ruth. “A cada encontro, vimos mulheres se descobrindo capazes, interessadas e determinadas. Essa entrega nos mostra o quanto políticas públicas bem aplicadas podem transformar realidades”, acrescentou a responsável pela condução do curso, a superintendente de Fomento a Economia Criativa para as Mulheres da Secretaria de Cidadania, Etieni França.
Entre as formandas, o clima foi de emoção e superação. “Tive uma experiência maravilhosa, esse curso me transformou e as pessoas ao redor perceberam isso. Adorei participar de todas as aulas”, compartilhou Rosângela Silva, de 47 anos. Já Juliana Ferreira, de 36 anos, destacou o acolhimento recebido ao longo do processo. “O CEAM me ajudou muito no desenvolvimento pessoal e profissional. Hoje estou me sentindo mais forte, capacitada e só tenho a agradecer pela equipe, porque sinto que evoluí muito durante o curso”, complementou Juliana.
Participaram também da solenidade os secretários municipais Leonardo Vieira (Habitação, Urbanismo e Iluminação Pública) e Tião Pinheiro (Cultura e Turismo), e a coordenadora da Ronda Maria da Penha, Osiane Santos.