Coletivos e instituições têm prazo de 16 a 25 de maio e devem entrar no link para preencher os documentos
A Prefeitura de Nilópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, anuncia a abertura das inscrições para seleção à premiação de Pontos de Cultura, no período de 16 a 25 de maio. Poderão concorrer coletivos e instituições que não foram premiados no último edital de fomento referente ao tema. Os grupos e associações eleitos receberão R$ 7.900,00 e um certificado que os apresenta como Pontos de Cultura.
Reconhecimento, valorização e fortalecimento da cultura brasileira são os objetivos dessa modalidade de edital da Lei Nacional Aldir Blanc (LNAB), do Ministério da Cultura, com apoio da Prefeitura. Os coletivos e instituições poderão disputar 11 vagas na modalidade Culturas Populares e Tradicionais, e 11 vagas serão destinada à área de Diversidade Cultural. O link do edital é: https://drive.google.com/drive/folders/1tGVBgWXOg_7S2jPyhsQ9RnKbx33_Hhfu
“Entre manifestações da Cultura Popular e Tradicional lembro dos grupos de bate-bolas, de folia de reis, de hip hop, rodas de capoeira, casas de matriz africana”, listou o diretor de Teatro da Secretaria Municipal de Cultura e integrante da comissão organizadora da LNAB na cidade, Thiago Cardoso. Ele citou como modalidade Diversidade Cultural os grupos de drag queens, performáticos e outros.
Thiago Cardoso afirmou que coletivos e instituições certificadas como ponto de cultura terão prioridade junto ao Ministério da Cultura, governo do Estado e municípios, por exemplo, para conseguir recursos para manutenção dos espaços. Serão considerados critérios de avaliação na etapa de seleção: portfólio, formulário de inscrição e demais materiais enviados, considerando os objetivos de Pontos de Cultura definidos na lei que institui a Política Nacional de Cultura Viva (Lei 13.018/2014).
Um Ponto de Cultura representa a atuação de um coletivo ou associação que desenvolve iniciativas culturais já desenvolvidas por comunidades, grupos e redes de colaboração. Deve promover, ampliar e garantir a criação e a produção. Precisa incentivar a preservação da cultura brasileira, e ainda estimular a exploração de espaços públicos e privados para serem disponibilizados para a ação cultural.