Comercial
InícioCIDADESNILOPÓLISNilópolis promove a 2ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

Nilópolis promove a 2ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

Publicado em

A criação de uma Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa em Nilópolis, cidade com 20,13% pessoas 60+, maior percentual entre as cidades da Baixada Fluminense. Essa proposta surgiu durante a palestra feita pela coordenadora de Políticas Públicas da Secretaria de Estado de Juventude e Envelhecimento Saudável (SEIJES), Andréa Baptista; e depois foi reforçada pela secretária de Desenvolvimento Social da cidade, Everline Lima, durante 2ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.

Realizado no auditório da 2ª Igreja do Nazareno em Nilópolis, na sexta-feira, 27 de junho, o evento, promovido pela Prefeitura municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEMDES), debateu o tema ‘Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação’. E teve a organização também da Superintendência dos Direitos da Pessoa Idosa, com apoio técnico da Superintendência dos Conselhos Municipais.

“É um processo que envolve municípios, estados e o governo federal. Há as conferências municipais, depois as estaduais e, por fim, a nacional. Todos debatem o mesmo assunto. A realização das conferências é um estímulo à participação social e à saudável garantia do exercício dos direitos democráticos pelas pessoas idosas”, explicou Andréa Baptista, acrescentando que a população do estado do Rio de Janeiro está envelhecendo rapidamente.

“Apresentamos o segundo maior índice de envelhecimento do Brasil, com 105,9%, perdemos apenas para o Rio Grande do Sul, com 115%. Esses dados são do Censo 2022 do IBGE. Há melhor qualidade de vida, e sobretudo, uma redução da natalidade, com o exercício dos direitos referentes à saúde”, afirmou a coordenadora de Políticas Públicas da SEIJES.

Para garantir a segurança e o bem-estar dos idosos, Andréa Baptista ressaltou que o governo do Estado lançou o Disque Idoso 165. “ É só baixar o aplicativo no Play Store e instalar no celular. Ele faz contato direto com a Polícia Militar e garante um atendimento mais rápido, o Disque 100 é um serviço nacional”, esclareceu Andréa Baptista.

Dudu Amorim, secretário municipal de Trabalho, Emprego e Desenvolvimento Econômico, revelou que o deputado federal Ricardo Abraão vai apresentar projeto de lei referente às pessoas com 60 +. “ Vou dar um spoiler aqui. Ele vai propor que as empresas destinem uma cota para os idosos nas vagas de emprego”, contou Amorim, provocando tanto entusiasmo nos participantes quanto a proposta de criação da delegacia do idoso.

O secretário de Trabalho disse que a pasta tem o projeto Geração Prateada, que acolhe pessoas com 60 anos ou mais. “ Geramos oportunidades de emprego em supermercados, indústrias e também qualificamos com cursos e palestras, quem tem essa faixa etária. Foi um pedido do prefeito Abraãozinho. Precisamos ser exemplo para outras cidades, porque idosos que não são daqui vem participar desses processos seletivos também”.

Everline Lima, por sua vez, lamentou que os principais agressores dos idosos sejam os próprios filhos. “Envelhecer é uma honra. Poder dançar como as senhoras do carimbó, participar das casas da terceira idade, dos cursos na Casa da Mulher. Quero agradecer à superintendente dos Direitos do Idoso, Elaine Santos, à assistente social Márcia Campos e demais integrantes da SEMDES”, afirmou ela, acrescentando estar honrada com a presença de outros secretários e demais autoridades.

Representante da Secretaria Municipal de Transportes (SEMTRAN), Luiz Simplício lembrou que o Estatuto da Pessoa Idosa, no Capítulo X, artigo 41, garante vagas para idosos em estacionamentos, independentemente de saberem dirigir ou não. “ O idoso pode ir à secretaria e viabilizamos a emissão do documento, que tem validade de cinco anos e é aceito em todo o Brasil”, explicou Simplício, que ali mesmo cadastrou três senhoras.

Participaram da mesa de abertura do encontro também a secretária de Fazenda, Janaína Tellini, a vice-presidente do Conselho dos Direitos da Pessoa Idosa, Ilma Correia e Elaine Pacheco, presidente da Comissão dos Direitos do Idoso da OAB Nilópolis. Inez Simpliciano, superintendente dos Conselhos Municipais, foi a cerimonialista. A secretária de Educação, Flávia Rocha, esteve presente ao evento e saudou os participantes.

Artigos mais recentes

Pesquisa de preços aponta variação de mais de 100% em itens de festa junina

Em clima de arraial, a Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (SEDCON), em...

Alerj derruba veto do governador e devolve Sambódromo ao domínio do estado

O município do Rio poderá perder o domínio do Sambódromo da Marquês de Sapucaí....

Proerd forma 198 alunos em Belford Roxo

A Escola Municipal Tenente Mozart Pereira dos Santos, no bairro Sargento Roncalli, em Belford...

Meriti realiza 7ª Conferência Municipal das Cidades 

A Prefeitura de São João de Meriti, através da Secretaria Municipal de Habitação, Urbanismo...

Markinho Gandra é eleito para um novo mandato de presidente na Câmara de Belford Roxo

O vereador Markinho Gandra foi eleito com 23 votos a favor para um novo...

Pesquisa de preços aponta variação de mais de 100% em itens de festa junina

Em clima de arraial, a Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (SEDCON), em...

Aprovado na Alerj, Estatuto das Blitzes promete padronizar as fiscalizações

A proposta formaliza os direitos e deveres de cidadãos e autoridades de trânsito em...

Prefeitura de Meriti forma 25 mulheres na oficina de Auxiliar Administrativo

A Prefeitura de São João de Meriti, através da Secretaria Municipal de Cidadania e...

MAIS NOTÍCIAS :

Pesquisa de preços aponta variação de mais de 100% em itens de festa junina

Em clima de arraial, a Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (SEDCON), em...

Alerj derruba veto do governador e devolve Sambódromo ao domínio do estado

O município do Rio poderá perder o domínio do Sambódromo da Marquês de Sapucaí....

Proerd forma 198 alunos em Belford Roxo

A Escola Municipal Tenente Mozart Pereira dos Santos, no bairro Sargento Roncalli, em Belford...
error: Conteúdo protegido !!