A manhã de sábado (23-08) foi marcada pelo Desfile Cívico em São João de Meriti. O evento, realizado pela Prefeitura de Meriti, através da Secretaria de Educação, na Praça dos Três Poderes, reuniu milhares de estudantes, professores, autoridades e moradores, que acompanharam as apresentações. O tema deste ano foi “Meriti construindo uma nova história para tecer um futuro melhor”.
O desfile contou com a participação de 70 escolas municipais, uma estadual e uma particular, além do 31° grupo de escoteiros Marechal Rondon e de projetos ligados às instituições, como bandas marciais e grupos culturais. Idosos do Centro de Convivência da Melhor Idade, a Guarda Civil Municipal, o Corpo de Bombeiros e os Fuzileiros Navais também participaram.
O prefeito Léo Vieira destacou a importância da comemoração para reforçar valores de cidadania e união entre os jovens. “É vital para a vida deles. Quando era jovem, meus pais sempre me levavam para participar, e isso ficou marcado. É muito importante criar e passar esse legado para eles. Tenho certeza de que, no futuro, eles vão se lembrar deste dia”, pontuou o prefeito Léo Vieira.
As atividades foram iniciadas com o hasteamento da bandeira e, na sequência, os desfiles. Cada unidade escolar apresentou um projeto relacionado ao tema, com assuntos como educação, saúde, inclusão e diversidade sendo apresentados. A secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Eneila Lucas, comentou como os projetos escolares influenciam na vida das crianças e adolescentes.“É um desfile em que as crianças se sentem incluídas. É onde mostramos os caminhos para tecer um futuro melhor, seguindo um rumo que levará a um lugar onde a educação é protagonista”, ressaltou Eneila.
As bandas dos Colégio Estadual Rubens Farrulla, da Escola Municipal Professora Graça Grijó, da Escola Municipal Thereza Peixoto Gonçalves, do Grupo Evolução e do Corpo de Bombeiros se apresentaram durante as mais de 4 horas de evento. A ONG “Se Essa Rua Fosse Minha” também realizou apresentação circense, arrancando aplausos dos presentes.
Pais que acompanharam os filhos no desfile aproveitaram a oportunidade de integrar a família às celebrações cívicas. Agata explicou o motivo de colocar o filho para desfilar pela Creche Municipal Rosa Muiler. “Sinto que é muito importante para as crianças. Quando eu tinha 15 anos, adorava participar. Acho que deveria ter anualmente, porque é bonito ver as bandas e como as escolas se dedicam”, disse Agata.
O desfile foi encerrado, às 11h30, com a passagem do prefeito Léo Vieira e da secretária de Educação, Eneila Lucas, acompanhados pelos profissionais do Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE).