Comercial
InícioCIDADESI Seminário Arte, Cultura e Patrimônio na Baixada Fluminense ocorre dos dias 06...

I Seminário Arte, Cultura e Patrimônio na Baixada Fluminense ocorre dos dias 06 a 08 de maio na UNIGRANRIO e no Instituto Histórico de Caxias

Publicado em

O I Seminário de Arte, Cultura e Patrimônio na Baixada Fluminense é um evento organizado pelo Laboratório de Estudos em Cultura, Educação, Memória e Arte, do Programa de Pós-Graduação da Unigranrio/AFYA (LACBEMA), com apoio da FAPERJ e do PNAB. O objetivo é reunir pesquisadores de artes e patrimônio, artistas de diferentes expressões e coletivos de artes das periferias, sobretudo da Baixada Fluminense do Rio de Janeiro. Estão previstas discussões e atividades envolvendo arte, patrimônio, história e literatura.

“Acreditamos que a universidade precisa interagir e atender a comunidade do seu entorno. Temos professores aqui que vieram da Baixada e subúrbio do Rio e a maior parte dos nossos alunos é do território. Sempre percebi a pluralidade das linguagens artísticas da Baixada, embora ainda tendam a aprisionar a arte daqui em poucas caixas, disse Tamara Campos, uma das organizadoras do evento e professora do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes da Unigranrio. 

Destaque para a palestra “Literatura e Memória: o que os clássicos têm a nos dizer?”, com a antropóloga especializada em patrimônio, Regina Abreu, no dia 06 de maio e para a palestra proferida pelo Presidente da FINEP, Celso Pansera, no dia 07 de maio, que abordará o tema “Arte, Humanidades e Inovação: possibilidades de atuação na Baixada Fluminense”.

A projeto Caravanas Euclidianas, que leva para as escolas e comunidades a obra de Euclides da Cunha, será apresentado pelo cineasta Noilton Nunes e convida professores e amantes da literatura de todos os níveis a participarem da oficina no dia 06 de maio, de 14h30 às 16h30. 

No dia 07, às 16h30, artistas e público se reúnem na exposição “Cores da Cidade”, promovida pelo Instituto Histórico CMDC, com algumas obras selecionadas pelo Explana Arte, da Escola Lia Marcia Gonçalves Panaro (Caxias) e LABCEMA (UNIGRANRIO). A mostra gratuita traz obras de vários artistas de distintas gerações, especialmente pinturas, e  segue aberta ao público até o dia 09 de maio.

Mestrandos, doutorandos e doutores podem enviar resumo expandido e apresentar no evento. Graduandos podem participar, contanto que em parceria com um professor mestre ou doutor. O prazo para envio dos resumos é até 30 de abril, no site do evento. Os trabalhos serão publicados em e-book e os melhores textos podem sair em uma revista B1.

Serviço:

Evento:  I Seminário Arte, Cultura e Patrimônio na Baixada Fluminense

Local: Anfiteatro PROPEP UNIGRANRIO e Instituto Histórico CMDC
Data: de 06 a 08 de maio

Inscrições gratuitas e programação completa em @PPGHCAUNIGRANRIO (Instagram) ou no site: https://www.even3.com.br/i-seminario-de-arte-cultura-e-patrimonio-da-baixada-fluminense-541773/ 

Artigos mais recentes

Morre Francisco Cuoco, ícone da teledramaturgia brasileira, aos 91 anos

O Brasil se despede nesta quinta-feira (19) de um dos maiores nomes da televisão:...

Mesquita realizará a 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa 

No próximo dia 24 de junho, será realizada a 5ª Conferência Municipal dos Direitos...

Festival Paralímpico reúne mais de 200 participantes em Paracambi

No último dia 14 de junho, Paracambi recebeu, pela primeira vez, o Festival Paralímpico...

Pessoas com fibromialgia terão direitos garantidos em Nova Iguaçu

A fibromialgia, síndrome crônica que causa dor generalizada no corpo, além de fadiga, distúrbios...

Belford Roxo lança Patrulha da Madrugada para combater assaltos aos moradores na saída para o trabalho

O prefeito Márcio Canella (União Brasil), lançou na madrugada desta quinta-feira (12), a Patrulha...

Alunos da rede municipal de Belford Roxo vencedores do Concurso de Redação marcam presença na Bienal do Livro

Vinte alunos da rede municipal de ensino de Belford Roxo marcaram presença, nesta terça-feira...

Retomada da Oficina de Percussão Gratuita da Inocentes De Belford Roxo

Mestre Washington Paz retoma a oficina de percussão gratuita À Procura da Cadência Perfeita realiza...

Pessoas com fibromialgia terão direitos garantidos em Nova Iguaçu

A fibromialgia, síndrome crônica que causa dor generalizada no corpo, além de fadiga, distúrbios...

MAIS NOTÍCIAS :

Morre Francisco Cuoco, ícone da teledramaturgia brasileira, aos 91 anos

O Brasil se despede nesta quinta-feira (19) de um dos maiores nomes da televisão:...

Mesquita realizará a 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa 

No próximo dia 24 de junho, será realizada a 5ª Conferência Municipal dos Direitos...

Festival Paralímpico reúne mais de 200 participantes em Paracambi

No último dia 14 de junho, Paracambi recebeu, pela primeira vez, o Festival Paralímpico...
error: Conteúdo protegido !!