Comercial
InícioBAIXADA FLUMINENSEMel de abelha ganha cada vez mais espaço no cardápio das escolas...

Mel de abelha ganha cada vez mais espaço no cardápio das escolas de Nova Iguaçu

Publicado em

 

O mel de abelha está ganhando cada vez mais espaço no cardápio da alimentação dos alunos das 144 escolas da rede municipal de Nova Iguaçu. O alimento _ com alto valor energético, rico em vitaminas e minerais e com propriedades terapêuticas _ está sendo usado com o objetivo de substituir o açúcar industrializado nas refeições dos estudantes. O município é o primeiro na Baixada Fluminense a adotar medida na merenda escolar.

 

Além de poder ser utilizado puro, o mel pode ser adicionado a frutas, na preparação de leite, sucos e entre outros preparos, sem perder a qualidade nutricional e o sabor desses alimentos. Isso torna a refeição mais nutritiva e com inúmeros benefícios para a saúde, além de estimular o hábito de consumir mel. Ele é oferecido nas escolas para crianças acima de 4 anos e, enquanto está em fase de adaptação, é usado no cardápio a cada 15 dias. Ao todo são aproximadamente 67 mil alunos que consomem o mel, mas crianças da educação infantil, que têm até 3 anos e 11 meses, não recebem esse tipo de oferta, já que o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) proíbe o uso de açúcar ou mel nesta faixa etária. 

 

“Adotamos o mel no cardápio como opção para substituir o açúcar industrializado. O mel é natural, tem um aporte energético, mas com nutrientes como vitaminas e minerais. Ele pode ser usado nas preparações com leite, mingau e suco. A ideia é reduzir o consumo do açúcar cada vez mais e utilizar o mel em 100% para adoçar os alimentos. Muitos alunos não tinham o hábito de consumir o mel, que está sendo bem aceito”, afirmou a nutricionista da secretaria de Educação de Nova Iguaçu, Silvia Duccini.

 

Ainda segundo a nutricionista, o mel está sendo oferecido nas escolas durante o café da manhã ou no lanche da tarde. “A utilização desse alimento vai além. Hoje ofertamos no mingau e vamos testar na vitamina e, aos poucos, e estamos analisando substituir a margarina no pão. Será muito mais saudável”, explicou a nutricionista, que também já testou a batata doce no cardápio e ainda vai fazer o teste de aceitabilidade entre os alunos de outros alimentos, como o inhame e a mandioca.

 

Em consonância com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), um dos objetivos é fornecer alimentos variados e de qualidade aos alunos e incentivar hábitos alimentares saudáveis. A oferta do mel de abelha no cardápio da alimentação escolar tem como finalidade complementar as necessidades nutricionais dos alunos durante o período em que estão na escola. 

 

 

Aluna do 4º ano da Escola Municipal Professor Amazor Vieira Borges, no bairro Jardim Tropical, Mariah Vitória Pereira Meneses, de 9 anos, aprendeu a gostar do mel no consumo do mingau.

 

“Eu gosto muito dele puro, mas adoro misturar no mingau, pois fica mais gostoso e faz bem pra minha saúde. Quero diminuir o uso do açúcar. Vou até pedir pra minha mãe comprar pra eu usar no café”, garantiu a menina.


Artigos mais recentes

Após Trump anunciar tarifas de 50% sobre produtos brasileiros, Bolsonaro fala em “isolamento e vergonha internacional”

Ex-presidente critica atual governo e agradece apoio de Trump; decisão norte-americana deve impactar setores-chave...

Shopping Grande Rio promove oficina de pintura para crianças durante as férias escolares

Para tornar as férias escolares ainda mais divertidas, o Shopping Grande Rio preparou uma...

Passáro beija-flor se torna um dos símbolos oficial de Nilópolis

A escola de samba que tornou Nilópolis, na Baixada Fluminense, conhecida em todo o...

Arraiá Queimadense: tradicional festa de São João acontece neste fim de semana

Uma verdadeira multidão é esperada pela Prefeitura de Queimados nos dois dias de Arraiá...

Prefeitura de Nova Iguaçu define esquema de trânsito para a Festa do Aipim

A Prefeitura de Nova Iguaçu definiu o esquema de trânsito para a 16ª edição...

Prefeitura sanciona projetos do pacote “Beija-flor de Nilópolis” reconhecendo a importância da Escola de Samba para o munípio

A Câmara Municipal de Nilópolis aprovou, por unanimidade, um conjunto de projetos de lei...

Arraiá Queimadense: tradicional festa de São João acontece neste fim de semana

Uma verdadeira multidão é esperada pela Prefeitura de Queimados nos dois dias de Arraiá...

Firjan Caxias e Região apresenta agenda de propostas para o desenvolvimento regional a representantes do poder público

Com a proposta de promover o crescimento econômico da Baixada Fluminense, a Firjan Caxias e...

MAIS NOTÍCIAS :

Após Trump anunciar tarifas de 50% sobre produtos brasileiros, Bolsonaro fala em “isolamento e vergonha internacional”

Ex-presidente critica atual governo e agradece apoio de Trump; decisão norte-americana deve impactar setores-chave...

Shopping Grande Rio promove oficina de pintura para crianças durante as férias escolares

Para tornar as férias escolares ainda mais divertidas, o Shopping Grande Rio preparou uma...

Passáro beija-flor se torna um dos símbolos oficial de Nilópolis

A escola de samba que tornou Nilópolis, na Baixada Fluminense, conhecida em todo o...
error: Conteúdo protegido !!