Comercial
InícioBAIXADA FLUMINENSENova Iguaçu, Mesquita e Japeri recebem espetáculo infantil 'O Patinho Feio'

Nova Iguaçu, Mesquita e Japeri recebem espetáculo infantil ‘O Patinho Feio’

Publicado em


 


O PATINHO FEIO realizará um circuito de três apresentações gratuitas da adaptação literária infantil nos municípios de Nova Iguaçu (20/09), Mesquita (22/09) e Japeri (29/09). A peça dialoga com questões pertinentes à exclusão vivenciada pelas crianças que constantemente são cerceadas em seu direito de brincar e ter acesso à bens culturais em sua formação. Com uma trilha sonora original, os atores se desdobram também nas funções de cantores e músicos. Na encenação, uma trupe mambembe conta de maneira peculiar a história de um patinho que não se encaixa nos padrões vigentes do lugar, e por isso é rejeitado pelos demais personagens.

 

A montagem é uma adaptação em forma de cordel do conto homônimo de Hans Christian Andersen, com texto de Cesário Candhí e Trilha Sonora de Beto Gaspari. Situada no sertão e com uma proposta diferente de abordagem do conto, atualiza a dicotomia entre feio e bonito, trazendo a reflexão sobre as diferenças, a diversidade, o processo de entendimento, aceitação e acolhimento do outro, inserindo um desfecho inclusivo.  Com autoria do coletivo Trupe Investigativa Arroto Cênico Produções Artísticas, o projeto conta com o incentivo do Governo do Estado do Rio de Janeiro através da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e foi contemplado no Edital Retomada Cultural RJ 2.

 

A proposta é que as crianças percebam que a natureza é composta de uma comunhão de gente e elementos distintos e que o acolhimento das diferenças nos torna plurais e nos faz ter uma visão mais empática com o mundo ao nosso redor. A encenação é lúdica e delicada e usa recursos viscerais do teatro, poesia e música. O espetáculo estreou em abril de 2021 e já foi selecionado para 14 festivais nacionais de teatro, angariando cinco prêmios de Melhor Espetáculo. O edital deste ano que o apoia já é o quarto a contemplar a obra.

O nascer de um projeto teatral

  

O projeto surgiu de uma pesquisa cênica baseada na cultura popular brasileira aliada à vontade de circular uma peça infantil com características regionais, que mostrasse valores de fácil compreensão para o público-alvo: as crianças. Todas as apresentações contam com um intérprete de libras ampliando o acesso ao projeto. Os artistas envolvidos no Projeto residem na Baixada Fluminense visando à valorização cultural nesta região do Estado. A estrutura da iniciativa possui um formato sociocultural, objetivando promover a cidadania, o fortalecimento da identidade local e, principalmente, o desenvolvimento artístico das crianças.

 

A realização desse projeto com o Retomada Cultural RJ 2, além de representar a volta às apresentações presenciais dos espetáculos da Trupe, traz um sentimento de pertencimento por mostrar ao público do Estado que há vida cultural pulsante para além do Túnel Rebouças. 

 

“É bacana ver que cada vez mais o teatro realizado na periferia do Rio e na Baixada Fluminense ocupa com produções de qualidade espaços que antes apenas determinados grupos de artistas do circuito carioca de teatro alcançavam. Além disso, diversos coletivos do nosso território foram contemplados em editais culturais.” Relata Marcos Covask – diretor, dramaturgo e cenógrafo.

 

  

SERVIÇO

DIA 20/09/2022 às 15:00 

Local: INSTITUTO CHRISAN

Endereço: Rua Ulisses Maciel, nº 60, Ponto Chic, Nova Iguaçu-RJ


DIA 22/09/2022 às 15:00

LOCAL: INSTITUTO MUNDO NOVO – Endereço: Rua Adolfo Albuquerque, nº 109, Chatuba, Mesquita-RJ


DIA 29/09/2022 às 15:00

LOCAL: ESPAÇO CULTURAL CÓDIGO – Endereço: Rua Davi, nº 397, Nova Belém, Japeri



Artigos mais recentes

Morre Francisco Cuoco, ícone da teledramaturgia brasileira, aos 91 anos

O Brasil se despede nesta quinta-feira (19) de um dos maiores nomes da televisão:...

Mesquita realizará a 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa 

No próximo dia 24 de junho, será realizada a 5ª Conferência Municipal dos Direitos...

Festival Paralímpico reúne mais de 200 participantes em Paracambi

No último dia 14 de junho, Paracambi recebeu, pela primeira vez, o Festival Paralímpico...

Pessoas com fibromialgia terão direitos garantidos em Nova Iguaçu

A fibromialgia, síndrome crônica que causa dor generalizada no corpo, além de fadiga, distúrbios...

Alerj aprova entrega da Medalha Tiradentes ao Comandante do Batalhão da PM de São João de Meriti

O Tenente Coronel Luiz Carlos Alves, comandante do 21º Batalhão da Polícia Militar, em...

Câmeras de segurança registram o momento em que granada é lançada em Comunidade de Madureira

Imagens de câmeras de segurança flagraram o momento em que criminosos usaram um drone...

Confronto é registrado em Cabuçu, em Nova Iguaçu

Na manhã deste domingo (15), um confronto entre suspeitos armados foi registrado nas proximidades...

‘Vergonha’, diz Malafaia após vazamento de ida de Gracyanne Barbosa à igreja

Um momento íntimo de fé acabou virando pauta nas redes sociais e, posteriormente, alvo...

MAIS NOTÍCIAS :

Morre Francisco Cuoco, ícone da teledramaturgia brasileira, aos 91 anos

O Brasil se despede nesta quinta-feira (19) de um dos maiores nomes da televisão:...

Mesquita realizará a 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa 

No próximo dia 24 de junho, será realizada a 5ª Conferência Municipal dos Direitos...

Festival Paralímpico reúne mais de 200 participantes em Paracambi

No último dia 14 de junho, Paracambi recebeu, pela primeira vez, o Festival Paralímpico...
error: Conteúdo protegido !!