Comercial
InícioBAIXADA FLUMINENSEA importância do Censo é tema da Frente Parlamentar para a População...

A importância do Censo é tema da Frente Parlamentar para a População em Situação de Rua

Publicado em

Políticas públicas eficazes na Baixada Fluminense e a realização do Censo foram os assuntos da segunda reunião da Frente Parlamentar em Defesa de Políticas Públicas para a População em Situação de Rua, feita de forma remota nesta sexta-feira (14), na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ). 
Com o objetivo de debater e desenvolver ações, a Frente contou com diversas autoridades no assunto para buscar mecanismos que viabilizem a esse grupo a saída da condição de invisibilidade perante o poder público e a sociedade.
Transmitida ao vivo no Youtube do deputado, o evento online contou com a presença da deputada estadual, Rosane Felix (PSD-RJ), de representantes da Secretaria de Estado da Polícia Militar e  dos municípios da Baixada e autoridades no assunto.
*O presidente da Frente, Danniel Librelon (REPUBLICANOS-RJ)*, lembrou que a reunião foi também para dar ênfase à Semana Estadual da Visibilidade da Pessoa em Situação de Rua, que acontece do dia 13 ao dia 19 de maio. “Uma das minhas principais bandeiras, a questão da população em situação de rua, precisa de visibilidade. É importante que tenhamos essas reuniões para lembrarmos que essas pessoas estão dia após dia esperando que tenhamos voz por elas”, destacou o parlamentar.
Além disso, a reunião também levantou questionamento acerca da falta de dados específicos quantitativos e qualitativos referentes à população em situação de rua. Segundo Librelon, esse é um problema grave e um dos fatores para que o trabalho com esse público seja dificultado. “É difícil desenvolver medidas seguras e eficientes se nem ao menos sabemos exatamente quantas pessoas estão nesta situação de vulnerabilidade”, pontuou.
O parlamentar citou ainda algumas matérias recentes que mostram que o último censo nacional da população em situação de rua aconteceu em 2008 e, o Censo Demográfico em 2022 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que seria realizado neste ano, ainda não tem planos para sair do papel. 
Librelon defendeu que o censo é uma importante ferramenta para alinhar e implantar políticas públicas. “Sem dados, teremos ainda mais obstáculos para conseguir um verdadeiro desenvolvimento socioeconômico e para reduzir as desigualdades sociais. Além disso, precisamos acompanhar e lutar para que esta população seja incluída na conta do IBGE”, disse.

Artigos mais recentes

Pesquisa de preços aponta variação de mais de 100% em itens de festa junina

Em clima de arraial, a Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (SEDCON), em...

Alerj derruba veto do governador e devolve Sambódromo ao domínio do estado

O município do Rio poderá perder o domínio do Sambódromo da Marquês de Sapucaí....

Proerd forma 198 alunos em Belford Roxo

A Escola Municipal Tenente Mozart Pereira dos Santos, no bairro Sargento Roncalli, em Belford...

Meriti realiza 7ª Conferência Municipal das Cidades 

A Prefeitura de São João de Meriti, através da Secretaria Municipal de Habitação, Urbanismo...

Alerj derruba veto do governador e devolve Sambódromo ao domínio do estado

O município do Rio poderá perder o domínio do Sambódromo da Marquês de Sapucaí....

Senador Magno Malta critica governo por falta de apoio a brasileira morta na Indonésia

O senador Magno Malta (PL-ES) usou a tribuna do Senado nesta terça-feira (24) para...

Centro de Saúde Auditiva entrega de 1.200 aparelhos auditivos em Duque de Caxias

No último sábado (28), a Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal...

Queimados promove grande ação social com mais de 50 serviços gratuitos neste sábado

Moradores poderão acessar serviços essenciais de saúde, cidadania, assistência e inovação em um só...

MAIS NOTÍCIAS :

Pesquisa de preços aponta variação de mais de 100% em itens de festa junina

Em clima de arraial, a Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (SEDCON), em...

Alerj derruba veto do governador e devolve Sambódromo ao domínio do estado

O município do Rio poderá perder o domínio do Sambódromo da Marquês de Sapucaí....

Proerd forma 198 alunos em Belford Roxo

A Escola Municipal Tenente Mozart Pereira dos Santos, no bairro Sargento Roncalli, em Belford...
error: Conteúdo protegido !!